Diário do Alentejo

Câmara de Almodôvar aumenta orçamento para 2020

06 de dezembro 2019 - 10:20

A Câmara de Almodôvar vai ter um orçamento de 19,3 milhões de euros em 2020, mais 2,7 milhões do que o deste ano, devido, sobretudo, à garantia de fundos comunitários para obras. O orçamento para 2020, de 19.397.948 euros, mais 2.757.114 euros do que o deste ano, já foi aprovado pela Câmara e pela Assembleia Municipal de Almodôvar, no distrito de Beja, precisou à agência Lusa o socialista António Bota.

 

Segundo o autarca, o orçamento para 2020 "é realista, porque não está empolado e corresponde às reais despesas e receitas do município", e prevê "obras importantes para valorizar o concelho" e a continuidade de apoios sociais.

 

António Bota explicou que o aumento do orçamento para 2020 em relação ao deste ano deve-se "sobretudo a fundos comunitários garantidos em candidaturas aprovadas" e a um empréstimo bancário de 1,7 milhões de euros que o município contraiu para cofinanciar quatro obras.

 

Das obras previstas, o autarca destacou as duas "de maior relevo" das quatro cofinanciadas com verbas do empréstimo, ou seja, a criação da Área de Acolhimento Empresarial de Gomes Aires, de três milhões de euros, e a construção de uma creche municipal na vila de Almodôvar, de 800 mil euros.

 

As outras duas obras financiadas com verbas do empréstimo, que também estão inscritas no orçamento, já estão em curso e deverão terminar em 2020, são as de requalificação urbanística do bairro da Misericórdia na vila de Almodôvar e do troço da Estrada Nacional 2 que atravessa a aldeia do Rosário.

 

O orçamento para 2020 prevê ainda a criação do loteamento do Mártir Santo, na vila de Almodôvar, para construção da creche municipal e de 14 moradias, e obras de requalificação das estradas municipais de Santa Cruz, Corte Zorrinho e Aldeia de Fernandes, disse.

 

Na área da ação social, além da construção da creche, o orçamento mantém o conjunto de apoios sociais em vigor no município, como incentivos à natalidade e comparticipação de medicamentos a carenciados, disse o autarca. António Bota adiantou que a Câmara de Almodôvar vai manter em 2020 as taxas dos impostos municipais.

 

Em termos de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), a autarquia vai manter a taxa mínima de 0,30% para prédios urbanos e as reduções de 20, 40 e 70 euros para famílias com um, dois e três ou mais filhos, respetivamente. Ao nível da Derrama, a autarquia vai manter a isenção do pagamento para as empresas do concelho com volume de negócios até 150 mil euros e uma taxa de 1,5% para as empresas com volume de negócios superior a 150 mil euros.

 

O orçamento para 2020 foi aprovado pela Câmara de Almodôvar com os votos a favor dos quatro eleitos da maioria PS e contra do vereador da oposição PSD. Na Assembleia Municipal de Almodôvar, o orçamento foi aprovado com os votos a favor dos 17 eleitos da maioria PS e contra dos quatro eleitos pelo PSD.

Comentários