Uma jornada bem-sucedida para os três emblemas filiados na Associação de Futebol de Beja, que disputaram a ronda inaugural da Taça de Portugal. As exigências aumentarão na segunda eliminatória da prova.
Texto Firmino Paixão
O Vasco da Gama de Vidigueira, que antecipou a sua partida, foi o primeiro clube a entrar em cena, recebendo o Grupo Desportivo de Lagoa, último classificado da série D do Campeonato de Portugal, clube com o qual já tinha realizado duas partidas amistosas na pré-temporada. A turma de Vidigueira marcou logo ao quarto minuto de jogo, por Emanuel Eze, vantagem confirmada, já no segundo período de jogo (59’), por Luciano Santos. Os algarvios ainda reduziram, já em período de compensação, mas o triunfo da equipa da casa estava consumado e o Vasco da Gama qualificou-se para a segunda eliminatória da prova. O novo compromisso dos alentejanos passará por uma deslocação a Santa Maria da Feira, para defrontarem o São João de Ver, equipa que disputa a Liga 3 (último classificado da série A).
O Serpa jogou, em casa, com o Desportivo de Portel. Uma partida entre clubes de diferentes patamares, uma vez que os portelenses disputam as competições regionais da Associação de Futebol de Évora. O natural favoritismo dos visitantes foi contrariado, pelo menos, até ao intervalo, altura em que subsistia uma igualdade sem golos. Porém, no segundo período, os locais quiseram resolver a contenda a seu favor e, para isso, contaram com o jovem bejense Miguel Lemos, que se estreou a marcar com aquela camisola. O ascendente da turma da casa foi, depois, materializado com mais dois tentos, primeiro Diogo Marques a fazer o dois a zero e, mais adiante, Gonçalo Pereira a assinar o terceiro e a fechar a contagem. O adversário que se seguirá será o vencedor do jogo entre o Clube Desportivo Lajense (Açores) e o Lusitano de Évora, que se realizará amanhã, pelas 11:00 horas. Contudo, o favoritismo cai, por inteiro, para o lado dos eborenses, pelo que será muito provável que na próxima eliminatória os serpenses se desloquem à cidade de Évora, onde, aliás, já estiveram na pré-época a disputar um amistoso com os lusitanistas.
O Estádio Municipal de Castro Verde (muito bem composto de público) recebeu um jogo entre duas formações dos campeonatos regionais, o Castrense e o Quarteirense (na foto). Uma partida muito equilibrada, com as equipas determinadas em passar uma eliminatória sentenciada com um golo de Natã, aos 31 minutos. O Castrense ainda viu a vantagem ameaçada por uma grande penalidade assinalada pelo escalabitano Ruben Pinheiro, mas a contestação dos locais e a informação do assistente levaram a juiz a reverter, e bem, a decisão inicial. A turma de Castro Verde assinou, desta forma, a passagem para a segunda etapa da Taça de Portugal, cabendo-lhe receber o Lusitânia de Lourosa, atual décimo primeiro classificado da II Liga Portugal. Adivinha-se uma grande jornada desportiva em Castro Verde. Falta referir o triunfo de O Elvas, no terreno do Lusitânia dos Açores, tendo como próximo compromisso a deslocação ao recinto da Associação Desportiva “Marco 09”. O Juventude de Évora, derrotado em Setúbal, pelo Comércio Indústria, e o Sporting de Viana, que perdeu em Moncarapacho, são os dois clubes alentejanos já afastados desta competição.
A segunda eliminatória está agendada para o fim de semana de 20 e 21, nessa altura já com a presença dos clubes isentos da ronda inicial: Eléctrico de Ponte Sor, Mosteirense, Portalegrense e Almodôvar. Recorde-se que o Almodôvar terá uma deslocação ao terreno do Sporting de Espinho, emblema do distrital de Aveiro.
O Campeonato de Portugal regressará, apenas, no dia 14, altura em que o Vasco da Gama receberá o Alcochetense e o Serpa viajará para Moncarapacho. Os jogos da quarta jornada serão os seguintes: Sintrense-O Elvas (13/9); Comércio Indústria-Lagoa; Malveira-Oriental; Vasco da Gama- -Alcochetense; Louletano-Juven-tude de Évora; Moncarapachense- -Serpa; Portimonense-Alverca.
Associação de Futebol de Beja
Os sorteios dos campeonatos distritais da 1.ª e 2.ª divisão já se realizaram, ainda marcados pelo recurso apresentado pelo Grupo Desportivo Messejanense ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), quanto ao seu impedimento de prosseguir no escalão principal, aguardando-se ainda a decisão daquele órgão. Os campeonatos iniciam-se no fim de semana de 13 e 14. Na jornada inaugural da primeira divisão destacam-se os clássicos entre o Aljustrelense e o Castrense e o Moura com o Aldenovense. O Ferreirense não sabe, ainda, se receberá o Messejanense ou o Sporting de Cuba, clube cujo futuro também está dependente da decisão do TAD. No segundo escalão concorrem 35 clubes. O Sporting Clube Santaclarense desistiu antes dos sorteios.
