Um exemplo raro de dedicação ao movimento associativo desportivo e ao clube da sua terra. José Joaquim Borracha esteve durante 23 anos nos órgãos sociais do Sporting Clube de Cuba, 17 dos quais como presidente.
Viveu e proporcionou momentos áureos na vida de um clube a que dedicou grande parte da sua vida. Contribuiu para o eclectismo do clube, com a dinamização de modalidades como o hóquei em patins, o andebol e o atletismo, e na formação de uma notável cantera de futebolistas.
Conquistou títulos, promoveu, na década de Oitenta, a vinda do antigo presidente do Sporting Clube de Portugal, Amado de Freitas, e do ministro João de Deus Pinheiro, para inaugurarem a sede social do clube, após importantes obras de requalificação.
Nos tempos que correm, com 76 anos, voltou a viver dois momentos relevantes que lhe trouxeram de volta memórias do seu amor clubista e de dedicação a uma causa.
No Dia do Concelho de Cuba (21 de abril) o município homenageou o seu contributo para com o associativismo. No último domingo foi o Sporting Clube de Cuba a prestar-lhe esse reconhecimento, numa cerimónia em que compareceram Guilherme Valente, presidente do clube, e outros membros dos órgãos sociais, o presidente da Associação de Futebol de Beja, Carlos Pereira, o presidente do município, João Português, e outros membros do executivo autárquico. Cuba, uma terra com memória.
Firmino Paixão