A Associação Cultural da Ribeira do Seissal e Campo Redondo (Odemira) conquistou a Liga de Futebol de 11 da Fundação Inatel/Beja, derrotando, na final, a formação do Grupo Desportivo Amarelejense.
Texto e Foto | Firmino Paixão
A final da Liga de Futebol de 11 da Fundação Inatel/delegação de Beja disputou-se no último sábado, no Campo de Jogos do Centro de Cultura e Desporto do Bairro da Conceição, entre as equipas do Campo Redondo e do Amarelejense, jogo que se concluiu com o triunfo da equipa odemirense por 1-0, com um golo apontado por Vítor Madeira.
A competição foi disputada por 19 equipas, em duas séries, sendo vencedores o Ginásio de Sines (série A) – à frente do Campo Redondo, com mais um ponto –, e o Alvaladense (série B) – também com mais um ponto do que o Amarelejense, segundo classificado. Nas meias-finais as equipas cruzaram-se: o Campo Redondo ganhou ao Alvaladense (5-4 gp) e o Amarelejense ultrapassou o Ginásio de Sines (2-0), apurando-se ambos para a final. Na disputa do terceiro e quarto lugar, em jogo, invulgarmente, disputado um dia após a realização da final, o Ginásio de Sines venceu o Alvaladense por 2-1.
Tiago Silva, treinador da formação do Campo Redondo lembrou ao “Diário do Alentejo” que “estas conquistas dão muito trabalho”, revelando, a esse propósito: “Este trabalho vinha sendo preparado há um ano, recrutando jogadores e criando uma estrutura forte, de tal forma que quando iniciámos o campeonato deste ano estávamos capazes de superar todas as dificuldades”. Uma vez reorganizada a estrutura, adiantou: “O nosso objetivo inicial passava por ficarmos em primeiro lugar, sermos campeões de série e qualificarmo-nos para a final mas, no último terço do campeonato, o Inatel mudou as regras, deixando que duas equipas, por série, acedessem à fase final, e nós, enquanto segundos da série B, jogámos com o vencedor da série A, o Alvaladense, e qualificámo-nos para esta final com o Amarelejense que também foi segundo da série A, mas que tem uma equipa muito jovem e que troca muito bem a bola”.
Vítor Madeira, de 44 anos, antigo jogador do Vasco da Gama de Sines, e treinador do Milfontes na época passada – que marcou o tento da vitória –, junta-se no plantel do Campo Redondo a outras caras conhecidas do futebol federado, como Lucas Santos, de 29 anos, (ex-Melidense), ou Daniel Direito (de 40 anos), também ex-atleta do Vasco da Gama de Sines. Tiago Silva confessou, por isso: “Conseguimos reunir aqui jogadores com qualidade e muita experiência, a quem juntámos alguns miúdos mais jovens, mas a média de idades está nos 32 ou 33 anos”. O técnico lembrou ainda: “Na Liga de Futebol do Inatel já atingimos quatro ou cinco finais e vencemos duas. Ganhámos em 1998 e, neste ano, conseguimos repetir o êxito”.
O próximo compromisso, após a final da Taça Fundação Inatel, será a fase nacional da competição, momento em que Tiago Silva prefere um jogo em casa, até porque, adiantou, “seria uma mais-valia” estarem junto dos seus adeptos. E concluiu, afirmando: “Esta vitória tem muito significado, somos de uma terra pequenina, temos 300 habitantes, gente boa, gente que apoia muito o clube, depois, o futebol, lá na nossa terra, tem uma função social enorme para todos nós”.