Diário do Alentejo

O Campeonato de Portugal e os campeonatos distritais regressam nesta semana já com as decisões finais no horizonte

28 de março 2025 - 08:00
O “bota fora” da Taça
Foto | Firmino PaixãoFoto | Firmino Paixão

Os quartos-de-final da Taça Distrito de Beja, em seniores masculinos, abrilhantaram o último fim de semana, ainda muito marcado pelos efeitos da depressão “Martinho”. Quatro clubes do escalão principal carimbaram a passagem para as meias-finais, entre eles, o Milfontes, o finalista vencido da edição anterior ganha pelo Moura Atlético Clube.

 

Texto Firmino Paixão

 

Quatro jogos e apenas cinco golos marcados nesta terceira eliminatória da Taça Distrito de Beja. Quatro jogos, de alguma forma, apetecíveis, por circunstâncias laterais à própria competição. Por um lado, o regresso de Rui Marques, treinador do Castrense, ao Estádio Municipal de Ferreira do Alentejo, palco onde, em passado recente, foi feliz como treinador da formação local. Voltou a conhecer essa felicidade, porque o emblema de Castro Verde ganhou, por uma bola a zero, com um golo madrugador (Luís Aurélio, 16’) e qualificou-se para as meias-finais (na foto). No segundo período, o Sporting Ferreirense tentou virar as coisas a seu favor, mas uma forte bátega de água e a qualidade do setor defensivo dos visitantes não o permitiram.

O Clube Desportivo de Almodôvar recebeu o Despertar Sporting Clube, treinado por Jesus Neca, técnico que, na época passada, esteve ao serviço dos almodovarenses, sendo substituído pelo atual líder, João Nunes. Claro que Jesus, o de Beja, desejaria fazer o milagre de eliminar os residentes no Estádio Municipal Filipe Venâncio. A garra com que o “rasga” se aplicou ainda levou a contenda para prolongamento, espaço temporal em que o Almodôvar marcou e se qualificou para a eliminatória seguinte.

Outra curiosidade, desta tarde competitiva, foi o dérbi que se jogou no Campo da Foz do Mira, entre o Milfontes e o Renascente, de São Teotónio. Os “Guerreiros do Mira” jogaram em inferioridade numérica durante grande parte do jogo, mas o tento solitário de David Custódio traçou o rumo para as meias-finais.

Finalmente, aquela partida marcada pelo desequilíbrio, às vezes teórico, de colocar em campo dois conjuntos de patamares diferentes: a equipa da Casa de Cultura de Aldeia dos Fernandes, da segunda divisão distrital (terceiro classificado da série C), e o Penedo Gordo (lanterna vermelha do “Distritalão”). A turma de António Calatróia tem vindo a subir de rendimento nas últimas partidas e, pese embora tenha no horizonte uma hipotética descida de divisão, lá estará nas meias-finais da segunda prova mais importante do calendário competitivo da Associação de Futebol de Beja.

Fiquemos com os resultados: Milfontes-Renascente, 1-0; Aldeia dos Fernandes-Penedo Gordo, 0-2; Ferreirense-Castrense, 0-1; Almodôvar-‑Despertar, 1-0 (ap.).

 

Campeonato de Portugal

 

O Campeonato de Portugal regressa na tarde de amanhã, com o Moura a jogar mais uma final, de novo em casa, e frente à equipa B do Estrela da Amadora. A tática será ganhar, ganhar e ganhar. Nada mais! Ganhar ao Estrela da Amadora, ganhar em Lagoa e ganhar, em casa, ao Amora, na despedida. Uma despedida que se espera que seja com o sorriso nos lábios. Somar três pontos em cada uma das três finais pode ser o caminho para o milagre (cá estamos outra vez a falar de milagres, como se os houvesse) da manutenção. O Serpa já garantiu esse desígnio, tem vindo agora em velocidade de cruzeiro, mas jogará em casa, com o Sintrense, e os seus adeptos reclamam mais uma vitória, antes da deslocação à Amadora e da despedida, em casa, frente ao Lagoa.

 

Campeonatos distritais

 

O Campeonato Distrital da 1.ª Divisão está a cinco jornadas do final. O Vasco da Gama e o Castrense parecem os conjuntos com mais fôlego para atingirem o objetivo. Vigiam-se mutuamente, na esperança de que aconteçam deslizes. No domingo, o Vasco tem uma deslocação muito difícil para Almodôvar e o Castrense joga em casa com o Milfontes.

O São Marcos e o Beringelense aproveitaram esta paragem para anteciparem o jogo, entre ambos, referente à 22.ª e última jornada da série B da 2.ª Divisão Distrital, uma partida que terminou com o triunfo folgado (7-1) da turma do concelho de Castro Verde.

No segundo escalão decidir-se-ão quais os últimos dois clubes com passaporte para a segunda fase, o momento de decidir o campeão e os dois clubes que ascenderão ao escalão principal. O Piense, o Albernoense, o Odemirense e o Boavista dos Pinheiros já conseguiram o “visto”. Os candidatos às duas vagas ainda em aberto são o Barrancos e o Bairro da Conceição. Os raianos terão de vencer em Pias, ou empatarem ou perderem, desde que o Bairro da Conceição (recebe o Aldenovense B) não pontue. O Bairro da Conceição, ganhando, apura-se se o Barrancos não vencer. A outra vaga será discutida entre o Negrilhos e o Trindade num jogo, curiosamente, entre ambos, em Montes Velhos. À turma da casa bastará um empate, mas o Trindade só lá irá se vencer a partida. Foi mesmo “até ao lavar dos cestos”…

 

Multimédia0

Comentários