Seis clubes da grande região alentejana, dois por cada um dos três distritos, disputarão o Campeonato de Portugal referente à época desportiva 2024/2025, com novas regras para a constituição dos plantéis.
Texto Firmino Paixão
O Campeonato de Portugal 2024/2025 terá início no próximo dia 18, prolongando-se, a primeira fase, até meados de abril de 2025. A prova será disputada por 56 clubes, divididos em quatro séries de 14 equipas, em que se incluem os quatro clubes despromovidos na última temporada da Liga 3, os 32 que asseguraram a manutenção na época finda e as 20 equipas promovidas dos campeonatos regionais de cada distrito e região.
Os dois primeiros classificados de cada uma das quatro séries assegurarão a passagem a uma segunda fase, para apuramento do campeão e da subida ao escalão superior. Os cinco piores classificados, de cada uma das séries, descerão imediatamente aos campeonatos distritais. Até aqui tudo como antes. As principais alterações incidem sobre a formação dos plantéis, em que o número mínimo de atletas será de 23, entre os quais a obrigatoriedade de os clubes fazerem constar, nas fichas de jogo, 14 jogadores formados localmente.
O jogador formado localmente é, como estabelece o artigo 54.º do regulamento da prova, “aquele que, entre os 11 anos, ou no início da época desportiva em que atinge essa idade, e os 19 anos, ou no termo da época desportiva em que atinge essa idade, independentemente da sua nacionalidade e idade, esteve registado por clubes integrados na FPF [Federação Portuguesa de Futebol], de forma continuada ou interpolada, por três épocas desportivas completas ou por 24 meses”, artigo que, desde logo, limita as equipas na utilização, por jogo, de atletas estrangeiros.
O Elvas-Clube Alentejano de Desportos (transita da época anterior) e o Sport Arronches e Benfica (segundo classificado da liga portalegrense, o Mosteirense, vencedor da prova, renunciou) representarão a Associação de Futebol de Portalegre; o Estrela Futebol Clube, de Vendas Novas (vencedor da divisão de elite) e o Lusitano Ginásio Clube, de Évora (que conseguiu a manutenção na última temporada), serão os clubes tutelados pela Associação de Futebol de Évora; o Moura Atlético Clube (campeão distrital da 1.ª divisão) e o Futebol Clube de Serpa (transita da época anterior) defenderão a Associação de Futebol de Beja.
O Arronches e Benfica e o Elvas competirão na série E, o Vendas Novas, o Lusitano de Évora, o Moura e o Serpa ficaram enquadrados na série D, composta também pelo Amora, Operário (Açores), Estrela da Amadora B, Barreirense, Fabril do Barreiro, Lagoa, Moncarapachense, Loule-tano, Sintrense e Comércio Indústria.
Como novidades nesta série temos, desde logo, o regresso de um clube açoriano à série mais ao sul deste campeonato, que é a quarta divisão do futebol português. Falamos do Operário de Lagoa, de São Miguel (Açores), equipa que durante oito épocas foi treinada pelo bejense Francisco Agatão. Também o regresso do Estrela de Vendas Novas e do Grupo Desportivo de Lagoa, clubes que, há vários anos, andavam afastados dos campeonatos nacionais. Outra novidade é o aparecimento da equipa B do Estrela da Amadora.
Em termos de equipas técnicas, os clubes filiados na Associação de Futebol de Beja mantiveram as estruturas anteriores: José Luís Prazeres no Moura e José Mauro Santos no Serpa. O Lusitano de Évora apresentar-se-á com o treinador Pedro Russiano, vindo de três épocas no vizinho Juventude. O montemorense Cipriano Moreira fará a sua segunda época no Vendas Novas, O Elvas manterá Pedro Hipólito e o Arronches e Benfica continuará com João Trindade, um homem da casa.
Campeonato de Portugal | Série D
1.ª jornada (18/8/2024)
Operário-Estrela Amadora B
Fabril Barreiro-Sintrense
Moncarapachense-Com. Indústria
Barreirense-Moura AC
Vendas Novas-Louletano
Lusitano Évora-Lagoa
FC Serpa-Lagoa
2.ª jornada (25/8/2024)
Sintrense-Vendas Novas
Lagoa-Operário
Louletano-Moncarapachense
Amora-Lusitano Évora
Moura AC-FC Serpa
Estrela Amadora-Fabril
Com. Indústria-Barreirense
3.ª jornada (1/9/2024)
Operário-Amora
Com. Indústria-Louletano
Barreirense-FC Serpa
Lusitano Évora-Moura AC
Moncarapachense-Sintrense
Fabril-Lagoa
Vendas Novas-Estrela Amadora
4.ª jornada (15/9/2024)
Sintrense-Com. Indústria
Lagos-Vendas Novas
Moura AC-Operário
Est. Amadora-Moncarapachense
FC Serpa-Lusitano Évora
Amora-Fabril
Louletano-Barreirense
5.ª jornada (29/9/2024)
Moncarapachense-Lagoa
Com. Indústria-Estrela Amadora
Barreirense-Lusitano Évora
Vendas Novas-Amora
Operário-FC Serpa
Fabril-Moura AC
Louletano-Sintrense
6.ª jornada (6/10/2024)
Lagoa-Com. Indústria
Moura AC-Vendas Novas
Lusitano Évora-Operário
Amora-Moncarapachense
Estrela Amadora-Louletano
FC Serpa-Fabril
Sintrense-Barreirense
Joana Lucas
7.ª jornada (27/10/2024)
Barreirense-Operário
Louletano-Lagos
Sintrense-Estrela Amadora
Fabril-Lusitano Évora
Com. Indústria-Amora
Vendas Novas-FC Serpa
8.ª jornada (3/11/2024)
Moura AC-Com. Indústria
Lusitano Évora-Vendas Novas
FC Serpa-Moncarapachense
Estrela Amadora-Barreirense
Amora-Louletano
Operário-Fabril
Lagos-Sintrense
9.ª jornada (10/11/2024)
Vendas Novas-Operário
Estrela Amadora-Lagoa
Moncarapachense-Lusitano Évora
Sintrense-Amora
Com. Indústria-FC Serpa
Louletano-Moura AC
Barreirense-Fabril
10.ª jornada (30/11/2024)
Lusitano Évora-Com. Indústria
Fabril-Vendas Novas
Operário-Moncarapachense
Lagoa-Barreirense
Amora-Estrela Amadora
FC Serpa-Louletano
Moura AC-Sintrense
11.ª jornada (8/12/2024)
Barreirense-Vendas Novas
Com. Indústria-Operário
Louletano-Lusitano Évora
Lagoa-Amora
Sintrense-FC Serpa
Estre Amadora-Moura AC
Moncarapachense-Fabril
12.ª jornada (15/12/2024)
Fabril-Com. Indústria
Vendas Novas-Moncarapachense
Moura AC-Lagoa
FC Serpa-Estrela Amadora
Barreirense-Amora
Operário-Louletano
Lusitano Évora-Sintrense
13.ª jornada (5/1/2025)
Com. Indústria-Vendas Novas
Sintrense-Operário
Estrela Amadora-Lusitano Évora
Lagos-FC Serpa
Amora-Moura AC
Louletano-Fabril
Moncarapachense-Barreirense