Texto Firmino Paixão
O “48 Horas Alentejo”, um rali de regularidade histórica, considerado um dos principais eventos nacionais de automóveis clássicos, regressa de hoje, dia 17, a domingo, 19, às estradas da região, naquela que é a sua trigésima edição e contando com a participação de 125 automóveis.
Segundo a organização, “o percurso desta edição especial, que marca três décadas de paixão pela cultura automóvel, foi cuidadosamente planeado pelas paisagens únicas do Alentejo. Uma prova que combina o desafio desportivo com a valorização do património automóvel português e internacional”.
O evento, que é organizado pelo Portugal Classic em parceria com o Clube Português de Automóveis Antigos, terá um percurso desenhado pelos concelhos de Beja, Mértola, Castro Verde, Alvito, Ferreira do Alentejo e Vidigueira, numa viagem que, sublinham os organizadores, “combina paixão automobilística com o encanto das paisagens e tradições alentejanas”.
Programa
Sábado, dia 18: início da prova, em Beja, às 09:00 horas, seguindo-se passagens por Salvada, Cabeça Gorda, Vale de Açor, com chegada a Mértola às 10:30 horas, onde terá lugar uma visita cultural. O segundo setor inicia-se na “Vila Museu”, às 15:30 horas, passando por São Marcos da Ataboeira, Castro Verde, Entradas e regresso a Beja com chegada prevista para as 18:30 horas.
Domingo, dia 19: A última etapa do rali de regularidade histórica terá partida às 09:00 horas, em Beja, com passagens previstas por Peroguarda (09:30 horas), Alfundão (09:50 horas), seguindo-se neutralização em Alvito (10:10 horas). A prova continuará por Vila de Frades (11:20 horas), chegando à Vidigueira (11:30 horas), onde decorrerá uma visita cultural e prova de vinhos na Casa das Talhas. A última tirada, a Etapa Turismo do Alentejo, terá início às 12:00 horas, com chegada ao castelo de Beja às 12:40 horas. A entrega de prémios está marcada para as 15:30 horas.