Diário do Alentejo

Resultados e classificações: Um outono escaldante

28 de setembro 2023 - 12:00
Campeonato de Portugal regressa com deslocações do Serpa a Loulé e do Vasco da Gama a Marvila
Foto| Firmino PaixãoFoto| Firmino Paixão

O Futebol Clube de Serpa e o Vasco da Gama de Vidigueira terão dois jogos no terreno de adversários muito competentes e melhor posicionados na tabela face aos emblemas alentejanos. O campeonato aquece nestes dias de um outono soalheiro, em que cinco dos sete clubes alentejanos ficaram pelo caminho, após a segunda eliminatória da Taça de Portugal.

 

Texto Firmino Paixão

 

O Campeonato de Portugal regressa, neste domingo, com as partidas relativas à quinta jornada. Uma ronda que levará o Vasco da Gama de Vidigueira para o Campo Carlos Salema, em Marvila, para contrariar o maior favoritismo do Oriental e que, simultaneamente, fará o Serpa rumar para o Algarve, onde defrontará a turma do Louletano. Jogos difíceis? Claro! Mas, como dizem os treinadores, não há jogos fáceis, as equipas e as estratégias que apresentam é que terão de os tornar mais acessíveis, sendo desejável que os ganhem. O Oriental e o Louletano são dois clubes que já pisaram palcos de excelência no futebol português, mas não são invencíveis. São apenas favoritos, eventualmente, porque estarão melhor apetrechados, terão melhores recursos económicos e jogam em casa, mas lá terão as suas fragilidades. Depois, o Vasco da Gama e o Serpa precisam dos pontos como “de pão para a boca”. Então saciem-se!

Mais a norte, o Juventude volta a receber o Sintrense, que o eliminou da Taça de Portugal, o Lusitano jogará no Barreiro, com o Fabril, e O Elvas receberá o Barreirense. O calendário completo desta quinta ronda é o seguinte: Real Massamá-Moncarapachense; Oriental-Vasco da Gama; Vitória de Setúbal-Imortal Albufeira; O Elvas-Barreirense; Juventude de Évora-Sintrense; Fabril Barreiro-Lusitano de Évora; Louletano-Serpa. Os jogos estão marcados para as 15:00 horas.

TAÇA DE PORTUGAL

No rescaldo da segunda eliminatória da Taça de Portugal, apetece-nos adaptar a letra de uma popular moda alentejana ao balanço desta ronda: “Lá vai Serpa… e lá vai O Elvas”. Os restantes representantes da grande região alentejana, na Taça de Portugal, caíram na segunda eliminatória. Os raianos eliminaram o Lanheses e os serpenses derrotaram o Gouveia. O Vasco da Gama foi goleado em Vilar de Perdizes, o Castrense perdeu, em casa, com o Vila Meã, o Lusitano foi eliminado pelo Covilhã, o Juventude perdeu com o Sintrense e o Gafetense foi afastado pelo Mafra. O sorteio da próxima eliminatória, a disputar entre 20 e 22 de outubro, realizou-se na passada quarta-feira, já com os clubes da 1.ª liga.

ASSOCIAÇÂO DE FUTEBOL DE BEJA

Neste fim de semana iniciam-se os campeonatos da primeira e segunda divisão da Associação de Futebol de Beja. No segundo escalão competirão 29 clubes, divididos em três séries, sendo relevante o registo de alguns regressos às competições federadas, como são exemplos o Faro do Alentejo, o Alvorada, o Cabeça Gorda, o Luzianes e o Amoreiras, sendo de lamentar a renúncia do Amarelejense.

Os jogos serão disputados aos sábados, sendo que, nesta primeira ronda, se iniciarão às 16:00 horas. O calendário para a tarde de amanhã será o seguinte: Série A 1.ª jornada: Salvadense-Serpa B: Bairro da Conceição-Barrancos; Faro do Alentejo-Beringelense; Alvito-Albernoense; São Domingos-Cabeça Gorda. Série B 1.ª jornada: Santa Clara-a-Nova-Ferreirense; Messejanense-Negrilhos; Entra- dense-São Marcos; Sete-Alvo-rada; Figueirense-Aldeia dos Fer- nandes. Série C 1.ª jornada: Santa Luzia-Boavista dos Pinheiros; Amoreiras-Gare-Naverredondense; Saboia-Santaclarense; Luzianes- -Gare-Ourique.

Recorde-se que, na época anterior, o campeão foi o Mértola United Futebol Clube que, neste ano, teve de suspender a sua atividade ao nível do futebol sénior. O Clube Atlético Aldenovense foi a única formação que transitou para o escalão principal.

No domingo, às 16:00 horas, terá início a primeira fase do campeonato distrital da primeira divisão, uma competição que será disputada por 12 clubes, a duas voltas. No final da primeira fase, as equipas serão divididas em dois blocos de seis, sendo que as melhores classificadas asseguram, desde logo, a manutenção e lutarão pelo título, o segundo bloco jogará só para a manutenção.

O campeão distrital da época passada foi o Despertar Sporting Clube, que, na temporada em curso, se manterá neste patamar competitivo, porquanto não assumiu a sua promoção ao Campeonato de Portugal. Candidatos? Serão todos. Todos quererão vencer o maior número de jogos, todos procurarão a maior regularidade numa prova que se adivinha equilibrada, podendo mesmo acontecer que surjam algumas agradáveis surpresas. Num breve olhar pelo enquadramento da ronda inaugural, destaca-se o jogo entre o Moura e o Despertar, exatamente como terminou a época passada, o tal jogo que decidiu o título a favor dos bejenses. Também o dérbi entre o Odemirense e o Milfontes, o reencontro de Carlos Piteira, técnico do Aljustrelense com o Sporting de Cuba, clube que orientou na época passada, a presença do renovado e promissor Almodôvar no 1.º de Maio, em Pias, a viagem do Aldenovense para Castro Verde, apresentando-se como uma das boas surpresas da temporada e, finalmente, o jogo do Penedo Gordo, que muita gente do futebol considera candidato ao título, frente ao Renascente, de São Teotónio, emblema que é sempre “uma caixinha de surpresas”.

Campeonato Distrital da 1.ª Divisão 1.ª jornada (16:00 horas): Castrense-Aldenovense; Moura-Despertar; Odemirense-Milfontes; Penedo Gordo-Renascente; Pien-se-Almodôvar; Sporting de Cuba-Aljustrelense.

Uma nota final para os jogos da pré-eliminatória da Taça Distrito de Beja, com o registo dessa vitória do Aldenovense que afastou, prematuramente, o Mineiro Aljustrelense de uma prova em que era sempre um dos grandes favoritos à vitória.

 

TAÇA DE PORTUGAL

2.ª ELIMINATÓRIA

  • O Elvas-Lanheses 1-0
  • Vilar Perdizes-Vasco Gama 5-1
  • Gafetense-Mafra 0-5
  • Juventude Évora-Sintrense 1-2
  • Serpa-Gouveia 2-1 (ap.)
  • Castrense-Vila Meã 0-3
  • Lusitano Évora-SC Covilhã 0-2 (2-3 gp.)

TAÇA DISTRITO DE BEJA

PRÉ-ELIMINATÓRIA

  • Milfontes-Faro do Alentejo 3-1
  • Amoreiras-Gare-Luzianes-Gare 3-0
  • Aldenovense-Aljustrelense 1-0
  • Boavista dos Pinheiros-Salvadense 4-1
  • Saboia-São Domingos 3-1
  • Barrancos-Odemirense 1-2
  • Negrilhos-Messejanense 2-0
Comentários