Diário do Alentejo

Resultados e classificações : O elevador do mérito

18 de abril 2025 - 08:00
O Moura Atlético Clube desceu aos distritais e o Vasco da Gama de Vidigueira subiu ao Campeonato de PortugalFoto| Firmino Paixão

Foi um domingo de emoções fortes. Um misto de júbilo e de resignação. Um dia marcado por decisões que, face à previsibilidade, não surpreenderam. As mais relevantes foram a conquista do título distrital pelo Vasco da Gama e o regresso do Moura aos campeonatos distritais.

 

Texto e Foto | Firmino Paixão

 

O sobe e desce do futebol. O distrito de Beja não consegue manter três equipas, em simultâneo, no Campeonato de Portugal. Três equipas com projetos bem estruturados, consolidados, e com permanências duradouras nas provas nacionais deste escalão, o quarto patamar do futebol português. Porquê? Sugere-se uma ampla reflexão em vez de uma constante vitimização. Temos de ser capazes de encontrar o caminho certo.

Bom, mas quem foi, nesta época, mais competente para descobrir esse caminho foi o Vasco da Gama de Vidigueira. Jogo a jogo, esse chavão da moda que esconde objetivos mais reais e projetados no horizonte temporal. Sem grandes alardes, aliás, até com muita discrição, mas com uma estrutura desportiva organizada e competente, o Vasco da Gama soube descobrir e até por antecipação, pois faltam duas jornadas para se concluir o “Distritalão”, o caminho para o título e a consequente promoção, que é um regresso ao Campeonato de Portugal, lugar de onde tinha caído no final da época 2023/2024. Arrumada a questão do título, ficam por conhecer duas outras decisões. Primeira: quem será o segundo classificado, lugar que qualifica para a Taça de Portugal? Segunda: quem serão as duas equipas condenadas à despromoção ao escalão secundário?

A fase final da segunda divisão distrital já começou. O Boavista dos Pinheiros tomou a dianteira do grupo de seis concorrentes, com uma preciosa vitória em Barrancos. Uma conquista cujo significado será decifrado com o decorrer das próximas jornadas. Os grandes candidatos aos lugares de ouro empataram entre si.

A Taça de Honra da 2.ª Divisão também se iniciou, num sábado marcado pela passagem pela região da depressão “Olivier”, que não deixou iniciar o jogo entre o Trindade e o Alvorada, nem concluir o do Louredense com o Figueirense. Terminou a primeira fase do Campeonato de Portugal. A boa notícia foi a manutenção do Futebol Clube de Serpa, já assegurada há algumas jornadas. A má notícia foi a despromoção do Moura Atlético Clube, de que já se suspeitava há algum tempo, embora só no último domingo, após a derrota em casa com o Amora e o triunfo do Comércio Indústria em Vendas Novas, tivesse sido confirmada.

Outros dados relevantes são a qualificação do Lusitano de Évora e de O Elvas para a fase de subida à Liga 3 e também a manutenção do Arronches e Benfica (série E) neste campeonato nacional. Aguardemos, pois, pelo eventual sucesso dos elvenses e dos lusitanistas, em fase tão empolgante.

 

Multimédia0

 

Multimédia1

Comentários