O líder Vasco da Gama dilatou a vantagem numa altura em que o Campeonato Distrital da 1.ª Divisão vai entrar nas últimas três jornadas. O Moura terá de vencer e esperar que o Comércio Indústria e o Estrela da Amadora não o consigam fazer. Fase final e Taça de Honra da 2.ª Divisão já têm calendário. Meias-finais da Taça Distrito de Beja jogam-se no próximo dia 27.
Texto e Fotos | Firmino Paixão
Vamos ao “Distritalão”. O Vasco da Gama de Vidigueira tem, cada vez mais, a “via verde” aberta para o título. Já o projetávamos há uma semana, reforçamos, agora, a ideia de que os vascaínos só por negligência própria (em que não acreditamos) não conseguirão vencer este campeonato. Na última jornada fizeram o que lhes competia (com muita dificuldade, assinale-se): ganharam ao Ferreirense. Ambos vestem de verde, a cor da esperança. Os outros que vestem da mesma cor, o Castrense, foram travados no Campo das Figueiras, em São Teotónio (na foto), onde não conseguiram mais do que um empate sem golos e deixaram cair dois pontos. Os outros verdes, o Sporting de Cuba, ganharam ao Aldenovense e, imagine-se, podem ter evitado a despromoção. Mas, calma, nada ficou garantido, porque ainda estão nove pontos em disputa. Três jogos para o final serão 270 minutos de futebol e nove pontos até às grandes decisões. Ou talvez nem seja preciso tanto. Quem pode ainda ser campeão? O Vasco da Gama e o Castrense! As restantes equipas estão já afastadas de tal pressuposto. O Castrense e o Aldenovense estão, ainda, na luta pelo segundo lugar, posição que garantirá a presença na próxima edição da Taça de Portugal e, curiosamente, defrontam-se entre si, já neste domingo, no Estádio Municipal de Castro Verde (na primeira volta os “aldeanos” ganharam por 2-1).
O Vasco da Gama defrontará, em casa, o Sporting de Cuba, outro duelo entre “verdes”, depois jogará, em Beja, com o Despertar e fechará a prova, no seu reduto, frente ao Messejanense. Ao Castrense falta receber o Aldenovense, como já se assinalou, receber o Sporting de Cuba e viajar para Beja para defrontar o Despertar. A margem de erro, tanto para a equipa de Rui Marques, como para o conjunto de Ricardo Vargas, é curta, mas a vantagem dos vidigueirenses já é de oito pontos. Na jornada do último fim de semana sobressai a derrota do Mineiro em casa do vizinho Messejanense, a derrota do Aldenovense em Cuba e a goleada que o Almodôvar impôs ao Despertar (7-0), igualando o recorde de golos do campeonato, que pertencia ao Castrense quando, na jornada 11, venceu o Penedo Gordo pela mesma marca. O Almodôvar e o Milfontes (ganhou ao Penedo Gordo) ultrapassaram o Aljustrelense, que era um dos candidatos ao título. Ou não?
Sorteios A Associação de Futebol de Beja também já realizou, no início da semana, os sorteios das meias-finais da Taça Distrito de Beja, da fase final e da Taça de Honra da 2.ª Divisão em seniores masculinos. As meias-finais da Taça Distrito terão lugar no dia 27, com os jogos Penedo Gordo-Almodôvar e Castrense-Milfontes. Seis equipas, os dois primeiros classificados das três séries da fase regular do campeonato começam já neste fim de semana a discutir o título do escalão secundário, a duas voltas, e a promoção à divisão principal. Na Taça de Honra vão competir 20 clubes, divididos em quatro séries, jogando apenas a uma volta.
Campeonato de Portugal No Campeonato de Portugal, a “via verde” do Moura para a manutenção passará por ganhar ao Amora, que, em conjunto com o Lusitano de Évora, já garantiram a presença da fase de discussão da subida à Liga 3, mas também é necessário que os adversários que estão à sua frente não pontuem e, neste caso, até um empate poderia eventualmente servir, desde que o Fabril do Barreiro também não vença. São combinações a mais, talvez próprias da inteligência artificial, mas o futebol é jogo terrestre e, inúmeras vezes, imprevisível. O Serpa, que voltou às vitórias ganhando, em Oeiras, aos bês do Estrela da Amadora, recebe o Lagoa, mas com a manutenção já assegurada há algumas jornadas.
