Diário do Alentejo

Resultados e classificações : Habemus finalistas

02 de maio 2025 - 17:00
O Almodôvar ganhou no Penedo Gordo e o Milfontes derrotou o Castrense nas grandes penalidadesFoto | Firmino Paixão

As meias-finais da Taça Distrito de Beja, em seniores masculinos, dominaram o fim de semana posterior às comemorações da Revolução dos Cravos. O Penedo Gordo e o Castrense foram vítimas do “apagão” e os maiores festejos sentiram-se em Almodôvar e em Vila Nova de Milfontes, no concelho de Odemira, um território com espírito de Abril.

 

Texto e Foto|  Firmino Paixão

Ouviram-se muitos prognósticos sobre a identidade dos finalistas desta edição da Taça Distrito de Beja, sobretudo, depois de conhecido o emparceiramento dos semifinalistas. As previsões, isso tem de ser dito, apontavam, maioritariamente, para uma final entre o Castrense, vencedor do troféu nas épocas 2021/2022 e 2022/2023, e o Desportivo de Almodôvar, emblema que, nas últimas seis edições, não disputou qualquer final deste troféu mas, reconhece-se, defrontou nesta meia-final um adversário que está em vias de despromoção ao escalão secundário.

Ora, com o campeonato perdido, e com o segundo lugar ainda não garantido, a equipa de Castro Verde poderia sempre qualificar-se para a Taça de Portugal vencendo a Taça Distrito, até porque, nesta eliminatória, jogava em casa. Certamente que teve esse propósito, mas os milfontenses, vencedores da prova na época anterior à pandemia de covid-19 (2018/2019) e finalistas vencidos pelo Moura Atlético Clube na última temporada, elegem anualmente a conquista da Taça como um dos objetivos prioritários, uma realidade justificada com o facto de se terem apurado para quatro finais nas últimas seis edições. Quanto ao Penedo Gordo, foi adiando quanto pôde o momento de sofrer o primeiro golo, o que só viria a acontecer na segunda metade da partida disputada no Campo Carolina Almodôvar Fernandes (na foto), mas não com aquela grande penalidade que o jogador do Almodôvar quis converter, estranhamente, a dois tempos, levantando a bola com o pé direito e rematando com o esquerdo, lance prontamente anulado pelo juiz João Sousa. O penalti (lei 14.ª do futebol) é um livre direto. A bola até entrou mas o golo não valeu, valeram, mais adiante, as duas vezes em que o esférico voltou a entrar nas redes da equipa visitada, emblema que há duas épocas disputou a sua primeira final da Taça Distrito frente ao Castrense, derrotado por 1-3 nas grandes penalidades.

Portanto, em função do que aqui ficou expresso, aos finalistas do troféu serão o Clube Desportivo Praia de Milfontes e o Clube Desportivo de Almodôvar, numa partida que deverá ser disputada, na cidade de Beja, em meados de maio.

O Campeonato Distrital da 1.ª Divisão regressa na tarde do próximo domingo, para disputar a penúltima jornada. Uma ronda de reduzido interesse, conhecida que foi a entrega do título ao Vasco da Gama de Vidigueira. Ao Castrense resta consolidar o segundo lugar, mas terá de vencer o Cuba. O terceiro e quarto classificados juntam-se na foz do Mira. Cá por baixo, entre os que ainda lutam pela manutenção, teremos o Penedo Gordo em Vila Nova de São Bento e o Despertar a receber os campeões.

A fase final da segunda divisão está interessante. O Albernoense empatou em Pias, os Negrilhos ganharam ao Boavista dos Pinheiros e o Odemirense goleou em Barrancos, isolando-se no topo da tabela.

A quarta jornada: Odemirense--Piense; Barrancos-Negrilhos; Albernoense-Boavista dos Pinheiros, disputou-se ontem, 1.º de Maio, e amanhã jogar-se-á a quinta ronda, que terá os jogos Negrilhos-Albernoense; Boavista dos Pinheiros-Odemirense e Piense-Barrancos. Acreditamos que após a disputa destas duas jornadas tudo ficará mais claro no topo da tabela, quer quanto ao potencial vencedor da prova, quer quando à segunda equipa a promover ao escalão principal. Prosseguiu também a Taça de Honra da 2.ª Divisão com o Bairro da Conceição, o Trindade, o Entradense e o Santaclarense na liderança das quatro séries.

Uma última nota para assinalar o reinício do Campeonato de Portugal no que toca à fase de acesso à Liga 3 com o Lusitano de Évora a derrotar o Fátima, por 3-0, e O Elvas a empatar a zero, em casa, com o Amora.

 

Multimédia0

 

Multimédia1

Comentários