A penúltima jornada do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Beja proporcionou mais duas decisões. O Castrense garantiu o segundo lugar e a presença na Taça de Portugal 2025/2026 e o Penedo Gordo está despromovido ao escalão secundário.
Texto e Foto | Firmino Paixão
Com o título antecipadamente conquistado pelo Vasco da Gama de Vidigueira, o que sobra, então, para a última jornada da prova? Falta conhecer o segundo clube que descerá para a segunda divisão distrital, acompanhando o Penedo Gordo. O jogo entre o Sporting de Cuba e o Despertar, que se realizará neste domingo no Campo de Jogos Dr. Augusto de Amado Aguilar, na alentejaníssima vila de Cuba, será, por isso, o derradeiro passe de dança nessa valsa dos últimos. O Despertar, que, na primeira volta, bateu o Sporting de Cuba, em Beja, por 2-0, evitará a despromoção se ganhar em Cuba. O empate não bastará. Uma vitória dos cubenses ou um, eventual, empate entre ambos, manterá a equipa comandada por José Piteira no primeiro escalão do futebol distrital.
Outra nota que sobressaiu da penúltima ronda da prova foi a ascensão do Milfontes ao terceiro lugar da pauta dos pontos, face à vitória magra (1-0), mas proveitosa, sobre o Desportivo de Almodôvar.
No que restou da ronda, destaque para a goleada que o Castrense impôs ao Sporting de Cuba (6-1), para o triunfo fácil do Aldenovense sobre o Penedo Gordo (3-0), a vitória do Vasco da Gama no terreno do Despertar (na foto), com golos de António Baixinho e Pazinho, só conseguidos no segundo período de jogo e, depois, dois empates sem golos, Messejanense e Ferreirense ficaram em branco e dividiram pontos, tal como aconteceu com o Renascente e o Aljustrelense. Não fora a meia dúzia de golos apontados pelo Castrense, o vice-campeão nas últimas três épocas consecutivas, a jornada teria sido muito exígua em matéria de finalização, porquanto, sete das 12 equipas ficaram em branco.
Já se sabia, e esta jornada nada acrescentou nesse desígnio, que o título estava entregue ao Vasco da Gama, que até se apresentou em Beja para defrontar o Despertar com um 11 inicial, em que rodou alguns jogadores menos utilizados, eventualmente, promovendo o descanso de algumas das sua pedras basilares para o jogo da Supertaça, que ainda não tem data marcada, nem adversário definido, uma vez que está ainda por disputar a final da Taça Distrito de Beja, essa, sim, já marcada para o dia 24 (17:00 horas), no Complexo Desportivo Fernando Mamede, na cidade de Beja, entre o Milfontes e o Almodôvar.
Segunda Divisão Distrital A fase final do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão teve, na última semana, dose dupla. No feriado de 1 de maio jogou-se a quarta jornada, no sábado seguinte dobrou-se a quinta ronda. Contabilizados os pontos ganhos e perdidos nas duas jornadas que fecharam a primeira volta desta importante e decisiva fase da competição, constata-se que o Odemirense ficou no comando, sem derrotas, com o maior número de golos marcados e o menor número de sofridos. Faltam ainda outras cinco jornadas, mas não será descabido incluir o conjunto de Odemira em linha com a candidatura ao título. O outro candidato, senão ao título, pelo menos à subida de divisão, pode estar entre a dupla Piense, atual segundo, e Boavista dos Pinheiros, que é terceiro. O Albernoense tem vindo a perder o fôlego, o Negrilhos e o Barrancos já estão um pouco distantes.
Taça de Honra da 2.ª Divisão A Taça de Honra da 2.ª Divisão, competição que, opinião nossa, deverá ser reestruturada, cumpriu a antepenúltima jornada. Salvadense, Trindade, Santa Luzia e Santaclarense comandam as quatro séries, mas ainda é cedo para prognosticar sobre os seus vencedores. O regulamento prevê que os dois primeiros clubes de cada série disputem os quartos-de-final, cruzando as séries e os lugares, seguindo os vencedores para as meias-finais e final.

