Diário do Alentejo

Férias Desportivas do Beja Basket Clube encerram uma época de sucesso

07 de julho 2023 - 15:00
A promoção da modalidade
Foto | Firmino PaixãoFoto | Firmino Paixão

O programa “Férias desportivas 2023”, promovido pelo Beja Basket Clube, está no terreno desde o início da semana e prolonga-se até ao dia 28 deste mês. Um espaço, essencialmente, para a promoção do basquetebol.

 

Texto Firmino Paixão

 

"As ‘Férias desportivas’ do Beja Basket Clube (BBC) servem, principalmente, para a promoção da nossa modalidade”, assegurou Pedro Severino, técnico do clube, revelando ainda que “esta edição será, em tudo, semelhante ao que aconteceu nos anos anteriores, convidando os miúdos das escolas, dos infantários e dos ATL a praticarem basquetebol, promovendo-o entre essas comunidades, no sentido de, no futuro, podermos ter mais praticantes”.

 

Severino precisou depois: “O que fazemos é proporcionar uma atividade aos miúdos, dos seis aos 13 anos, masculinos ou femininos, todas as manhãs durante o mês de julho, de segunda a sexta-feira, entre as 9:00 e as 13:00 horas e completamente gratuito”.

 

O técnico do BBC (à direita na foto) adiantou ainda: “Todos os dias temos contado com duas ou três escolas a participarem nesta atividade, durante uma hora e meia a duas, e, assim, conseguimos mostrar e promover a nossa modalidade. No final, os miúdos que ficarem a gostar do basquetebol poderão vir ter connosco e, eventualmente, iniciarem a sua prática no BBC e isso, nos anos anteriores, tem corrido muito bem. Aparecem sempre miúdos, porque o basquetebol é uma modalidade apelativa. Se calhar, mostramos o basquetebol a 500 ou 600 jovens e conseguimos despertar o interesse em 30 ou 40 desses miúdos, o que já é muito bom”.

 

Pedro Severino concretizou ainda: “O nosso objetivo é captarmos miúdos com idade até aos 12 anos porque, a partir daí, os escalões já são de competição e entramos numa fase diferente da modalidade, mas a integração é fácil até aos 12 ou 13 anos. A partir dessa idade será mais complicada, mas também temos uma equipa de iniciação que promove essa integração. Neste ano conseguiu juntar cerca 15 miúdos que começaram a praticar basquetebol aos 16 anos e constituíram uma equipa que fez um campeonato. O importante é que se sintam bem, porque será diferente juntá-los com jovens que já pratiquem há oito ou nove anos e estejam já em níveis competitivos mais avançados e depois não têm espaço para jogar”.

 

Quase em simultâneo com o início das “Férias Desportivas” a Federação Portuguesa de Basquetebol apresentou o Torneio de Selecções “3x3”, no escalão sub/17, a decorrer em Tomar, onde estará apenas um atleta do BBC.

 

Pedro Severino justificou: “Neste momento temos um jogador convocado para os treinos que poderá, eventualmente, integrar a selecção do Alentejo. Mas a nossa vertente competitiva é, principalmente, o ‘5x5’ e, nessa área, tivemos bastantes miúdos nas diferentes selecções regionais, até sub/16. No ‘3x3’ deixamos um bocadinho ao critério dos miúdos, se querem, ou não, participar. O atleta pode optar, nós não intervimos nisso, aliás, nem temos equipa de ‘3x3’ ainda. Se calhar, no futuro, poderemos começar por aí, para alguns miúdos fazerem o percurso de iniciação, mas nós apostamos sempre todos os anos é na vertente de ‘5x5”.

 

Já quanto à recente época desportiva do clube, o técnico garantiu: “Foi espectacular. Conseguimos participar em mais provas nacionais do que antes tinha acontecido na história do clube, dos seniores aos sub/18 masculinos, sub/16 masculinos e femininos, apuramentos de sub/14. Praticamente todos os escalões competiram em provas nacionais. Foi uma época desportiva espetacular, corolário de um trabalho que, quanto a nós, tem sido excelente”.

 

O Beja Basket Clube também organizou uma das etapas do XVII Circuito Nacional Ticha Penicheiro. “Todos os anos organizamos uma etapa desse torneio, no escalão de mini/12 femininos. Conseguimos reunir aqui oito clubes da região sul do País, foi um dia muito completo, com muita competição e mais uma vez correu muito bem”, disse Pedro Severino.

 

Outro dado que mereceu especial destaque do técnico bejense foi a convocatória de Carmo Cruz, “Carminho”, antiga atleta do clube, para o estágio de preparação do Europeu sub/20. “A Carminho voltou a ser convocada para o estágio da seleção nacional sub/20 que disputará o Europeu, na Lituânia, entre 26 de julho e 6 de agosto. Nesse mesmo dia em que a convocatória foi divulgada, enviei-lhe uma mensagem a dar conta do nosso orgulho pelo excelente percurso que está a fazer. Hoje é atleta do Benfica, mas foi aqui que tudo começou, espero que continue a fazer o seu caminho. O nosso antigo atleta Vasco Lança também está a fazer um excelente percurso, é atleta do Belenenses, são dois grandes jogadores”.

 

Porém, no futuro, outros talentos poderão vir a trocar de camisola: “Há sempre talentos. É uma questão de dedicação, de alguma sorte também, porque depois saem para as universidades. É o percurso académico que tem feito com que esses atletas nos deixem, mas nunca consideramos isso uma perda, porque, afinal, o que está em causa é o seu sucesso, e o reconhecimento do trabalho que fizeram no Beja Basket Clube, onde procuramos dar-lhes o máximo de condições para os aproximarmos do nível desses clubes”.

 

Quando à próxima temporada, Severino deixou claro que já se olha para ela com entusiasmo. “Já estamos a trabalhar a próxima época com as diferentes equipas. Desde que acabaram as provas nacionais, juntámos os atletas e passámos a mensagem do que seriam os próximos passos.

 

Ainda trabalharemos durante este mês, em agosto vamos descansar e voltaremos em setembro para competir, com redobrado entusiamo e, como sempre, com a maior ambição”.

 

Comentários