Diário do Alentejo

Atletismo: Trail dos Reis foi “uma batalha ganha”

02 de fevereiro 2022 - 15:30
Foto | Firmino PaixãoFoto | Firmino Paixão

Foi uma batalha ganha, assegurou a organização da primeira edição do Trail dos Reis, prova que teve a promoção da Secção de BTT do Despertar Sporting Clube e cuja mobilização surpreendeu os promotores.

 

Texto Firmino Paixão

 

No desporto, com em tudo na vida, há sempre uma primeira vez. No “trail” também. Esta foi a primeira vez que a os betetistas do Despertar Sporting Clube, de Beja, habituados a desportos de aventura na natureza, se aventuram na organização de uma prova de “trail”, mas com sucesso e com uma participação, de alguma forma, inesperada, como revelou Cláudio Silva, o principal rosto da organização: “Foi uma batalha ganha”. Garantindo: “A parte que ficou a montante teve tudo a ver com a organização da prova, que nos ocupou durante vários dias e também com alguma burocracia mas, felizmente, conseguimos dialogar de uma maneira célere com as instituições a quem tivemos que pedir as validações e as autorizações, e toda a gente colaborou connosco para que este evento se realizasse”. Quanto à elevada participação, Cláudio Silva admitiu que “nunca” tinha pensado alcançar as 250 inscrições. “Como era a primeira vez, apontávamos para cerca de uma centena de atletas, a centena e meia seria muito bom”. Por isso, confessou, “esta elevada participação surpreendeu-nos porque não é comum isto acontecer num ‘trail’, termos tanta gente numa primeira organização… ficámos agradavelmente surpreendidos por termos tanta gente, naquela que foi a primeira prova desta modalidade organizada pelo Despertar Sporting Clube”.

 

Assim, o responsável acrescenta: “Isso só nos dá força para podermos continuar e, no próximo ano, eventualmente, termos uma prova ainda mais vasta”. A prolongada ausência deste tipo de competições poderá ter contribuído para tão elevada presença de atletas, mas Cláudio Silva tem outra leitura: “Penso que não! A cidade de Beja não recebia um ‘trail’ já há uns anos. Havia uma prova organizada pelo Grupo 234 dos Escoteiros de Beja, que tinha muita afluência, era um ‘trail’ já considerado, mas, fora desta região, tem existido alguma massificação desta disciplina e, apesar da pandemia, já vão regressando alguma provas com muita gente, mas claro, nota-se sempre nos atletas muita vontade de irem para os trilhos e começarem a correr e participarem em provas, porque a competição trás sempre muita satisfação. Mas a presença de muitos atletas de Beja também nos deixou muito satisfeitos, sinal de que é uma cidade que está em movimento e isso ainda nos faz trabalhar com mais vontade”.

 

Com vontade mas também “construindo o futuro” recordou. Por isso, a Secção de BTT “tem acoplado um outro projeto, também grande, que será apresentado dentro de pouco tempo, e o ‘trail’ também é um projeto desta secção, e do clube, em si. Já temos alguns atletas a fazer ‘trail’, já temos participado com alguns atletas que são do BTT, mas que gostam de correr e também fazem ‘trail’, mas temos outros, já inscritos na secção, só com destino a essa modalidade. Portanto, é já uma certeza que o Despertar terá uma secção” de “trail”.

 

E a concluir, ficou a garantia de que esta não foi uma organização pontual: “Este Trail dos Reis, em principio, foi o primeiro de muitos e, estejamos cá nós, e a cidade e a sua comunidade disponíveis para, em conjunto, elevarmos o nome de Beja, porque esse é o nosso foco principal, levarmos o nome de Beja mais longe e dignificá-lo da melhor maneira”.

 

VENCEDORES

11 Km Masculinos: 1.º João Pedro (Individual), 35’25; 2.º Paulo Martins (SF Serra), 37’53; 3.º Khali Tahiri (SL Fuseta), 38’01.

11 Km Femininos: 1.ª Paula Ramalho (CB R. Monsaraz), 47’03; 2.ª Eugénia Isaías (Beja AC), 47’21; 3.ª Paula Ferreira (Tarolas), 51’07.

22 Km Masculinos: 1.º Celso Graciano (Beja Atlético Clube), 1h24’18; 2.º Hugo Sargento (Beja Atlético Clube), 1h24’44; 3.º César Santos (CSP43), 1h30’31.

22 Km Femininos: 1.ª Tânia Capuchino (Barrancos), 1h51’49; 2.ª Sofia Pereira (CB Moura), 2h08’53; 3.ª Graça Fortunas (Individual), 2h15’58.

36 Km Masculinos: 1.º Eduardo Montinhos (Terras de Barro), 2h34’40. 2.º João Figueiredo (ADN Mértola), 2h41’40; 3.º Nelson Félix (Piranhas/Alqueva), 2h42’38.

36 Km Femininos: 1.ª Ana Ângelo (Barrancos), 3h24’47; 2.ª Susana Raposo (Linda-a-Pastora), 3h44’09. 3.ª Andreia Roberto (Individual), 3h44’09.

Comentários