Diário do Alentejo

Atletismo: Um ‘meeting’ de bandeira

14 de dezembro 2021 - 09:20
Foto | Firmino PaixãoFoto | Firmino Paixão

A Juventude Desportiva das Neves venceu o 11.º Meeting de Atletismo Jovem de Castro Verde, uma competição organizada pelo município local que reuniu cerca de sete dezenas de atletas, em representação de 10 clubes. O pódio contou ainda com o Futebol Clube Castrense e o  Clube Oriental de Pechão.

 

Texto Firmino Paixão

 

Sem o fulgor de outras edições, com menos atletas e menor competitividade, o Meeting de Atletismo Jovem voltou à pista simplificada do Estádio Municipal 25 de Abril, em Castro Verde. A realização da segunda jornada do DecaKids Athletics, nova nomenclatura da antiga Taça de Benjamins, foi cancelada devido a restrições impostas pela Direção-Geral de Saúde. Mas a menor participação não belisca o mérito do triunfo folgado dos atletas das Neves, uma vez que entre a dezena de clubes que compareceu na reunião estavam emblemas muito cotados e com larga tradição na modalidade.

 

A coordenadora do Gabinete de Desporto do município de Castro Verde, Nádia Silva, justificou o regresso da competição: “Mesmo neste momento ainda difícil que a pandemia nos trouxe, achámos que estava na altura de retomarmos a realização do Meeting que, no ano passado não se realizou, devido a todo esse cenário pandémico, mas este ano regressámos, apesar de os números terem ficado um pouco abaixo daquilo a que estávamos habituados… o que contou foi que, realmente, regressámos ao terreno com o atletismo”.

 

Nádia Silva comentou ainda: “Tínhamos 110 atletas inscritos, em representação de 10 clubes – eram 11 inscrições mas houve um clube e também alguns atletas que não compareceram – mas os que cá estiveram vieram de todo o sul do país, da região centro ao Algarve e, obviamente, os clubes do distrito de Beja”.

 

Esta organização anual é também uma forma de rentabilização do equipamento, concordou a técnica: “Sim, o município organiza, anualmente, o Meeting e depois disponibiliza a pista de atletismo para atividades da própria Associação e para a realização de alguns estágios, além, também, da sua utilização pela secção de atletismo do Futebol Clube Castrense e do Agrupamento de Escolas de Castro Verde que, estando a evitar a concentração dos alunos em equipamentos cobertos, tem optado por esta excelente alternativa”.

 

O cancelamento da prova de benjamins também foi comentado por Nádia Silva: “Temos esperança que em janeiro ou fevereiro possamos realizar aqui algumas jornadas do DecaKids, evento em que os alunos do 1.º ciclo estão convidados a participar, pois é uma forma de terem acesso a esta modalidade e, igualmente, uma forma de promovermos o atletismo na nossa comunidade escolar, esperando que esta nova edição do Meeting traga novos miúdos para a modalidade e que estas ações que mantemos com as escolas ajudem a esse crescimento, porque é isso que todos pretendemos”.

 

Patrícia Vaz, a coordenadora técnica da Associação de Atletismo de Beja, parceira na organização do evento, assumiu que este ano o Meeting “foi um bocadinho mais fraco do que em edições anteriores”. E explica: “Tivemos menos inscrições, alguns clubes acabaram por não comparecer, provavelmente devido à pandemia, portanto não foi uma reunião tão participada como esperávamos e desejávamos, porque nesta altura as coisas ainda estão um bocadinho complicadas, mas este é um Meeting de bandeira para as infraestruturas que aqui existem”.

 

Num olhar ao calendário desportiva da época agora iniciada, a técnica sustentou: “Temos um calendário muito exigente, teremos todos os fins de semana ocupados, já adiámos as duas primeiras jornadas do DecaKids Athletics, a primeira marcada para Barrancos e a segunda, que se realizaria em simultâneo com este Meeting mas, devido às normas emanadas pela Direção-Geral de Saúde, não estão autorizadas provas com menores de 12 anos”.

 

Patrícia Vaz adiantou ainda: “Na época em curso, perdemos o Clube de Natureza de Alvito, que suspendeu a sua atividade, pensamos que poderá voltar no próximo ano, mas temos a expectativa de se filiarem, em breve, outros dois clubes. Verificaram-se algumas transferências de atletas oriundos de outras associações regionais e também algumas mudanças entre clubes ao nível do distrito, além da saída de dois atletas que concorriam pelo Clube Natureza de Alvito e que se filiaram na Associação de Atletismo de Évora”.

 

Instada a comentar a atual contestação em torno do executivo federativo, Patrícia Vaz disse que a Associação de Atletismo de Beja não se pronunciará sobre esse assunto porque não existe nenhuma razão para deixar de apoiar a Federação Portuguesa de Atletismo e que, na associação regional, “trabalhamos em equipa para tentarmos desenvolver o atletismo distrital e tentarmos elevá-lo ao máximo nível”.

 

CLASSIFICAÇÃO COLETIVA

1.º Juventude Desportiva das Neves, 141,5 pontos. 2.º Futebol Clube Castrense, 128,5; 3.º Clube Oriental de Pechão, 91. 4.º Academia José Jacob, 87. 5.º ADC Tunes, 79. 6º CD Areias São João, 57. 7.º AA Bela Vista, 13. 8.º UFC Tomar, 12. 9.º Beja Atlético Clube, 11.

Comentários