Diário do Alentejo

Atletismo: Estevão Janeiro (Beja AC) no Campeonato do Mundo

11 de junho 2021 - 16:10

Estevão Janeiro, atleta do Beja Atlético Clube, está a disputar o Campeonato do Mundo de atletismo adaptado, a decorrer até dia 13.

 

Texto Firmino Paixão

 

Um sonho que se vai realizar? Não! Não é expectável que em momento algum do seu percurso atlético, Estevão Janeiro tenha imaginado que, um dia, iria competir num Campeonato do Mundo, a decorrer na longínqua Polónia. Não custa acreditar que o aldenovense tenha alguma vez competido além-fronteiras, tal a curta distância que a sua terra natal dista da vizinha Rosal de La Fronteira. De resto, é frequente vê-lo na berma do Itinerário Principal, entre a vila que foi seu berço e a vizinha freguesia de Vila Verde de Ficalho, onde treina intensamente o apuro de forma e mostra a camisola, vermelha e preta, que lhe ofereceu a oportunidade, que o incluiu e o tem feito crescer e ganhar visibilidade, proporcionando-lhe momentos de impensável felicidade.

 

A viagem para a cidade de Bydgoszcz será, seguramente, inesquecível para este fundista do Baixo Alentejo, nascido em Vila Nova de São Bento. Isso sim! E, independentemente do resultado que de lá trouxer, o simples facto de ter participado neste Campeonato do Mundo já será uma conquista memorável. Quem é então Estevão Janeiro? Nasceu em Vila Nova de São Bento há cerca de 35 anos. Veio ao mundo com uma má formação na coluna lombar e com alguns problemas cognitivos, que não o têm impedido de ser o desportista em que se tornou. Determinado, ambicioso, dedicado e, sobretudo, com uma humildade que o faz afastar dos holofotes. Foi “descoberto” numa corrida em Beringel.

 

Os dirigentes do Beja Atlético Clube, Bento Palma e Mário Godinho viram-lhe potencial e, até hoje, é aquilo que se conhece. Vencedor da Corrida Cidade de Beja, em 2019, campeão nacional dos 10 quilómetros estrada em desporto adaptado (2020), no Jamor, segundo classificado nas provas nacionais da Associação Nacional de Desporto para Deficiência Intelectual, ou seja, vice-campeão nacional dos 10 mil metros em estrada (Macedo de Cavaleiros, abril 2021) e vice-campeão dos cinco mil metros em pista (Maia, em maio de 2021), resultados que lhe valeram a convocatória da Federação Portuguesa de Atletismo para a seleção nacional que, dentro de dias, competirá no Virtus World Athletics Championships Bydgoszcz 2021, onde estará acompanhado pelo seu treinador Hélio Gomes.

 

Em declarações ao “Diário do Alentejo”, o técnico diz que expectativa é que Estêvão Janeiro “possa acumular a maior experiência possível, de forma a ambientar-se com as competições internacionais. Tendo em conta a sua qualidade física, e todo o apoio que o Beja Atlético Clube lhe tem dado, não tenho dúvidas que esta será a primeira de muitas internacionalizações”. Lembrou, contudo, que a ambição “não faltará” na bagagem do atleta. “O Estêvão está ainda numa fase de crescimento, mas apresenta já bons índices físicos e estamos a desenvolver um trabalho multidisciplinar que lhe permita trazer do Campeonato do Mundo dois recordes pessoais. Qualquer atleta, de qualquer modalidade, ambiciona uma chamada à seleção nacional, de maneira que ele está muito motivado e empenhado com o processo de treino”.

 

O antigo atleta do Sporting concorda que a convocatória do aldenovense para este mundial é, por si só, uma “bonita” conquista: “É evidente que sim. Fico feliz, quer pelo Estevão Janeiro, quer pelo Beja Atlético Cube, pois quem semeia como eles têm vindo a semear merece ter este tipo de colheitas. O atletismo, apesar de ser um desporto individual, acaba por ter um grande trabalho de equipa na retaguarda e, nesse aspeto, o Estevão Janeiro é um privilegiado, por contar com o apoio incondicional do seu clube”.

 

Uma ideia que João Cruz, presidente do Beja Atlético Clube também comunga: “Independentemente do resultado alcançado, está de parabéns e continuará a ter total apoio do clube, que sempre acreditou, e acredita, nas suas qualidades pessoais e desportivas”. Aliás, o líder do emblema bejense tem estado presente nos grandes momentos que antecederam a sua internacionalização. “Tenho acompanhado o Estêvão ao longo deste percurso. Estivemos presentes nos campeonatos nacionais, provas essas que culminaram na seleção dos atletas a marcarem presença no campeonato do mundo na Polónia”, refere. Quem melhor, portanto, para avaliar a sua preparação e a crescente motivação que “voarão” com ele para a Polónia: “Ao longo destes dois meses, focou o seu treino, juntamente com o seu treinador Hélio Gomes, com o objetivo de conseguirmos o seu apuramento para o Campeonato do Mundo. Em dois meses, participou em campeonatos nacionais, sendo vice-campeão nacional em todas eles, estando, por isso, fortemente motivado para enfrentar esta experiência de competir pela seleção nacional”.

 

Uma experiência única para o atleta, um momento prestigiante para o clube. “Para o Beja Atlético Clube é mais um momento histórico. É gratificante ver mais um dos nossos atletas a representar Portugal num Campeonato do Mundo. Já tivemos o Bruno Paixão no mundial de montanha, na Bulgária, o Mário Godinho no Campeonato da Europa, na Madeira, e agora o Estêvão Janeiro, no Campeonato do Mundo, na Polónia. Creio que a cidade de Beja irá, mais uma vez, ficar bem representada além-fronteiras e, como presidente do Beja Atlético Clube, não posso deixar de partilhar a minha mágoa por estes atletas que, com tão pouco, muito fazem, ainda não terem tido o merecido e justo reconhecimento por parte da autarquia local”, lamentou João Cruz.

 

Estevão Janeiro, esse, não desiste, apesar das muitas contrariedades com que o percurso de vida o tem castigado. Mas sempre disse “A corrida vai-me dando força para ir vivendo e vou acreditando todos os dias, que o dia seguinte será melhor que o anterior, contando sempre com a força que me é transmitida pelos meus companheiros”.

Comentários