Diário do Alentejo

Mértola quer concluir "obras estruturantes" para o concelho

10 de janeiro 2020 - 15:20

A Câmara Municipal de Mértola tem um orçamento de 19 milhões de euros para este ano e pretende concluir "várias obras estruturantes para o desenvolvimento" do concelho.

 

Em comunicado enviado à agência Lusa, o município refere que vai concluir este ano "várias obras estruturantes para o desenvolvimento económico, cultural e social do concelho", com destaque para as de construção do Pavilhão Multiusos de Mértola e do Lar das Cinco Freguesias.

 

A entrada em funcionamento do pavilhão, num investimento de 2,5 milhões de euros, vai permitir à autarquia "introduzir importantes melhorias e alguma inovação" em eventos que organiza anualmente, como as feiras do Mel, Queijo e Pão e da Caça, e disponibilizar aos agentes económicos do concelho um espaço para a realização de iniciativas.

 

Segundo o município, "2020 deverá ficar também marcado" pelo "avanço" da construção do Lar das Cinco Freguesias, na aldeia de S. Miguel do Pinheiro, orçada em três milhões de euros, e pela conclusão das obras de recuperação da Casa Cor-de-Rosa, no centro histórico da vila de Mértola, para criação de um complexo de banhos árabes e de uma casa de chá.

 

O orçamento prevê também a conclusão das obras no edifício do cineteatro da aldeia de Mina de São Domingos e em infraestruturas de abastecimento de água e de águas residuais e de pavimentação de ruas na aldeia de Picoitos.

 

O município também pretende arrancar este ano com outros dois projetos "estruturantes" para o concelho, o do Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia, com a criação da Estação Biológica de Mértola, e o do Centro de Interpretação da Biodiversidade do Vale do Guadiana, com a criação da Galeria da Biodiversidade de Mértola.

 

A autarquia planeia ainda realizar obras de pavimentação de arruamentos nas aldeias de Alcaria Ruiva e São Pedro de Sólis e de repavimentação e alargamento de algumas zonas da Estrada Municipal 509, que liga São João dos Caldeireiros à Estrada Nacional 122 junto a Vale de Açor de Baixo.

 

Em termos de impostos municipais, a autarquia, que não cobra Derrama às empresas do concelho, manteve este ano a taxa intermédia de 0,375% do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para prédios urbanos e as reduções de 20, 40 e 70 euros para famílias com um, dois, três ou mais filhos, respetivamente.

 

O orçamento para este ano foi aprovado pela Câmara de Mértola com os votos a favor dos três eleitos da maioria PS e contra dos dois vereadores da oposição CDU. Na Assembleia Municipal de Mértola, o orçamento foi aprovado com votos a favor dos 15 eleitos da maioria PS e contra dos sete eleitos da CDU.

Comentários