Diário do Alentejo

Odemira celebra diversidade cultural no concelho

31 de outubro 2019 - 12:20

Os Dias da Interculturalidade vão ser celebrados em Odemira, entre sábado e dia 10 de novembro, com várias atividades culturais, desportivas e de partilha de experiências e saberes para "enaltecer a diversidade cultural" existente no concelho. Segundo a autarquia, a iniciativa resulta de uma parceria entre a autarquia e várias entidades do concelho, no âmbito do Plano Municipal para a Integração dos Migrantes "Odemira Integra+".

 

Os Dias da Interculturalidade visam "enaltecer" a diversidade cultural que existe no concelho, "sensibilizar para a riqueza da interculturalidade", promover convívio entre cidadãos migrantes e comunidade local e fomentar o contacto entre diferentes culturas, através da troca de experiências e da partilha de saberes, explica o município.

 

A iniciativa vai arrancar no sábado com a comemoração da interculturalidade com o movimento associativo e através de várias atividades no Centro Sociocultural de S. Miguel, a partir das 10:00, nomeadamente uma manhã desportiva, um almoço intercultural com gastronomia portuguesa e tailandesa e uma tarde cultural com atuação do Grupo Vozes do Sul e danças nepalesas. Segue-se, no dia 06 de novembro, no Colégio Nossa Senhora da Graça, em Vila Nova de Milfontes, atividades dirigidas à comunidade escolar. No dia 08 de novembro, no Cineteatro Camacho Costa, na vila de Odemira, vai decorrer o Encontro Interplataformas do Alentejo Litoral e da Península de Setúbal dedicado ao tema "Pensar Intercultural: Gentes e Cenários". No dia seguinte, a 09 de novembro, a partir das 15:00, no Jardim Público de Vila Nova de Milfontes, vão decorrer sessões gratuitas de capoeira e yoga.

 

Entre os dias 07 e 10, vai decorrer um ciclo de cinema documental dedicado ao tema da interculturalidade e que incluirá exibições de filmes em Odemira, S. Teotónio e Vila Nova de Milfontes. O ciclo vai arrancar no dia 07, às 10:00, no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira, com uma sessão infantojuvenil dirigida à comunidade escolar e para exibição de curtas-metragens. Seguem-se as exibições dos filmes "Fluxos", de Marcelo Luna, no dia 07, no auditório de uma agência bancária, em São Teotónio, e "Piano no Zanskar", de Michal Sulima, no dia 08, no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira, a partir das 21:30.

 

No dia 09, no Cinema Girassol em Vila Nova de Milfontes, serão exibidos os filmes "Atelier de Conversation", de Bernhard Braunstein, às 18:00, e "The Worker's Cup", de Adam Sobel, às 21:30. O ciclo de cinema e os Dias da Interculturalidade terminam no dia 10 com a exibição do filme "Rodnye/Close Relations", de Vitaly Mansky, a partir das 15:00, no Cineteatro Camacho Costa.

Comentários