Diário do Alentejo

A campaniça e as violas de arame em São Martinho das Amoreiras

02 de novembro 2023 - 14:30
Foto| DRFoto| DR

São Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira, recebe amanhã e domingo o IX Encontro de Violas de Arame e o VI Encontro de Tocadores de Viola Campaniça, organizados pelo Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso, em parceria com a Câmara Municipal de Odemira, Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras, ADA – Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare e Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras.

Segundo a organização, o propósito do encontro é “valorizar e preservar a viola de arame portuguesa”, promovendo a cultura regional. Este evento é destinado a músicos, etnógrafos e curiosos que tenham interesse na música tradicional. Durante o encontro, diversas violas de arame, incluindo a viola campaniça do Alentejo, a viola braguesa do Minho, a viola beiroa da Beira Baixa, a viola amarantina de Amarante e a viola caipira do Brasil, serão tocadas por músicos como Pedro Mestre, Carlos Loução, José Bento, David Pereira, José Barros, Ricardo Fonseca, Fernando Deghi, Eduardo Costa e Hélio Monteiro.

“A presença destes tocadores – todos excelentes intérpretes – é uma oportunidade não só para apreciar a sonoridade mas também a história das suas violas”.

Durante os dois dias do evento, destacam-se as “Conversas à Mesa Redonda”, que contarão com a participação dos músicos/tocadores e convidados especiais, como Manuel Morais (musicólogo e professor associado jubilado da Universidade de Évora), Domingos Morais (professor e etnomusicólogo do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa) e Carlos Balbino (doutorado em Etnomusicologia). Amanhã serão realizadas oficinas de viola, ministradas por cada um dos músicos convidados, em que se abordará a história e importância de cada viola, bem como técnicas de execução, permitindo a partilha de conhecimento e experiências. Além disso, haverá uma oficina de canto dinamizada por Ana Tomás.

Comentários