Diário do Alentejo

PS com vitória absoluta nos distritos do Alentejo

07 de outubro 2019 - 00:10

O Partido Socialista ganhou as legislativas deste domingo em todos os concelhos do distrito de Beja e do Litoral Alentejano. O PSD é o grande derrotado da noite: perdeu o deputado por Beja e não elegeu nenhum deputado nos distritos de Évora e de Portalegre.

 

Texto Luís Godinho

 

“Não há desastre nenhum!”. A frase, com que Rui Rio fechou a noite eleitoral do PSD, não pode ter aplicação no Alentejo. Nos círculos eleitorais de Beja, Évora e Portalegre os sociais-democratas perderam três deputados, todos os que haviam conseguido eleger em 2015. Não há um único município alentejano onde o PSD tenha registado um resultado ganhador. A CDU apenas somou vitórias em Mora (Évora) e Avis (Portalegre). De resto, vitórias do PS, mais ou menos expressivas. Os socialistas elegeram seis deputados pelos círculos alentejanos, contra dois da CDU, e ganharam as eleições em todos os municípios do Alentejo Litoral.

 

Feitas as contas, o PS alcançou 40,71 por cento dos votos no distrito de Beja, tendo elegido dois deputados: Pedro do Carmo e Telma Guerreiro. A CDU chegou aos 22,80 por cento, permitindo a eleição de João Dias. Já o PSD, com apenas 13,29 por cento dos votos, ficou sem representação parlamentar no distrito. Henrique Silvestre Ferreira, a escolha de Rui Rio, não conseguiu ser eleito, não tendo ido além dos 8500 votos (13,29 por cento).

 

O PS foi a força vencedora em todos os municípios do distrito de Beja, mesmo em Serpa,onde os socialistas registaram 2236 votos contra 2191 votos da CDU.

 

No distrito de Évora, o PS (com 38,33 por cento dos votos) conquistou dois deputados (Capoulas Santos e Norberto Patinho). A CDU conseguiu a eleição de João Oliveira, líder parlamentar do PCP, apesar de ter perdido cerca de seis mil votos em relação às legislativas de 2015.

 

No círculo eleitoral de Portalegre, o PS alcançou 44,73 por centos dos votos, o suficiente para eleger dois deputados.

Comentários