Diário do Alentejo

Dezassete partidos com candidatos a deputados por Beja

30 de agosto 2019 - 19:10

Dezassete partidos apresentaram listas de candidatos a deputados pelo círculo de Beja nas eleições legislativas de 06 de outubro, com PS e CDU a apostarem nos atuais deputados como cabeças-de-lista e PSD a candidatar um independente. Segundo o conjunto de listas entregues no Tribunal de Beja, consultado hoje pela agência Lusa, concorrem pelo círculo de Beja, que elege três deputados, PS, CDU, PSD, CDS-PP, BE, PAN, Aliança, Chega, Iniciativa Liberal, Livre, Nós, Cidadãos!, MPT, PDR, PCTP-MRPP, PNR, PPM e PTP.

 

Das três forças políticas com eleitos por Beja na Assembleia da República, o PS e a CDU candidatam como cabeças-de-lista os seus atuais deputados pelo círculo, respetivamente, o socialista Pedro do Carmo, de 48 anos, e o comunista João Dias, de 46 anos, e o PSD aposta no independente Henrique Silvestre Ferreira, engenheiro agrónomo, de 31 anos.

 

Pedro do Carmo, também líder da Federação do Baixo Alentejo do PS e antigo presidente da Câmara de Ourique, foi cabeça-de-lista e eleito deputado em 2015 pelo PS por Beja. Em 2015, a CDU elegeu por Beja João Ramos, que deixou o cargo de deputado por razões de natureza pessoal e familiar e foi substituído, em março de 2018, pelo enfermeiro João Dias, que tinha sido o terceiro da lista de candidatos da coligação que reúne PCP e PEV e tornou-se deputado porque a segunda candidata, Teresa Pires, apresentou impedimentos de ordem pessoal e de saúde para assumir o cargo.

 

Como cabeças-de-lista pelo círculo de Beja, o CDS-PP candidata a empresária Inês Teixeira, de 47 anos, o BE a aposentada Mariana Aiveca, de 65 anos, o PAN a investigadora Inês Campos, de 45 anos, o Aliança o arquiteto António Cortez de Lobão, de 69 anos, o Chega o empresário Pedro Pinto, de 42 anos, e o Iniciativa Liberal a estudante Maria Dargent, de 21 anos.

 

O Livre candidata o gestor Nelson Caetano, de 40 anos, o Nós, Cidadãos! o empresário Hélder Nascimento, de 58 anos, o MPT - Partido da Terra a assessora Catarina Martins, de 47 anos, o PDR - Partido Democrático Republicano o engenheiro técnico agrário Aurélio Saiote, de 60 anos. O PCTP-MRPP - Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses candidata o controlador de regas Joaquim Covas, de 60 anos, o PNR - Partido Nacional Renovador o guarda prisional Francisco Faria, de 46 anos, o PPM - Partido Popular Monárquico a gestora de eventos Ana da Câmara Pereira, de 42 anos, e o PTP - Partido Trabalhista Português o advogado estagiário António da Conceição, de 50 anos.

 

Segundo dados da Secretaria-geral do Ministério da Administração Interna, atualmente, após suspenso o recenseamento eleitoral e quando decorre um período de reclamações e alterações, há 123.032 eleitores inscritos no círculo de Beja, menos 5.894 do que os inscritos no dia das legislativas de 2015. Nas legislativas de 2015, no círculo de Beja, onde votaram 74.485 eleitores, 57,77% dos inscritos, os três deputados foram distribuídos por PS, CDU e coligação PSD/CDS-PP.

 

O PS conquistou 37,29% dos votos, elegeu o deputado Pedro do Carmo e manteve-se como a força política mais votada no distrito de Beja. A CDU obteve 24,96% dos votos, elegeu o deputado João Ramos, depois substituído por João Dias, e manteve-se como a segunda força política no distrito. A coligação PSD/CDS-PP obteve 20,11% dos votos, elegeu a deputada Nilza de Sena e tornou-se a terceira força política no distrito de Beja.

Comentários