Diário do Alentejo

Propostas do Beja Merece+ passam no Parlamento

05 de julho 2019 - 13:35

A Assembleia da República aprovou esta sexta-feira três projetos de resolução que recomendam ao Governo a eletrificação e requalificação do troço ferroviário entre Casa Branca e a Funcheira, a conclusão do IP8 e a valorização do aeroporto de Beja.

 

O primeiro projeto de resolução foi apresentado pelo Bloco de Esquerda. Os outros dois pelo PCP. Todos eles resultam das reivindicações apresentadas pela petição do Movimento Beja Merece+ que também esta sexta-feira foi debatida pelos deputados.

 

A recomendação de eletrificação da linha ferroviária foi aprovada com a abstenção do PSD e os votos favoráveis dos restantes partidos.

 

Já a recomendação do cumprimento do Plano Rodoviário Nacional e conclusão do IP8 nos distritos de Setúbal e Beja, foi aprovada com os votos a favor de todos os partidos e os votos contra da maioria do grupo parlamentar do PS. Um grupo de sete deputados socialistas, entre os quais Pedro do Carmo (Beja) e Norberto Patinho (Évora) votaram a favor.

 

Finalmente, a recomendação ao Governo para valorização do aeroporto de Beja enquanto instrumento para o desenvolvimento da região foi aprovada com a abstenção do PS e os votos a favor dos restantes partidos e dos deputados Pedro do Carmo e Norberto Patinho.

 

O aeroporto de Beja e as acessibilidades foram os temas dominantes do debate sobre a petição do Movimento Beja Merece+, onde se registaram intervenções de todos os partidos, à exceção do PAN.

 

"A nossa região não está a pedir nada que não mereça", disse o deputado socialista Pedro do Carmo.

 

"As gentes de Beja têm razões para se sentir enganadas", contrapôs o deputado João Dias (PCP).

Comentários