Diário do Alentejo

Beja Merece+: Aeroporto e ferrovia dominam debate

05 de julho 2019 - 12:00

"O Baixo Alentejo não merece ter o aeroporto às moscas, sem que faça parte de uma estratégia aeroportuária nacional", disse o deputado António Costa Silva (PSD) durante o debate parlamentar a propósito da petição apresentada pelo Movimento Beja Merece+. António Costa Silva defendeu, ponto por ponto, as propostas constantes da petição em matéria de acessibilidades rodoviárias e da ferrovia. 

 

"Os alentejanos não merecem que a linha entre Casa Branca e Beja não seja considerada prioritária. É desumano utilizar uma locomotiva pré-histórica como a que circula naquela linha", acrescentou o deputado.

 

Igual defesa foi feita por Pedro Mota Soares, em nome da bancada do CDS, que começou por sublinhar o elevado "grau de expressividade" da petição, uma vez que reuniu mais de 26 mil assinaturas num distrito onde, nas últimas Europeias, votaram cerca de 39 mil eleitores. 

 

Mota Soares disse ainda ter sido a anterior ministra da Agricultura, Assunção Cristas, que antecipou a conclusão do empreendimento de Alqueiva, visando depois a bancada do PCP pela falta de investimento na ferrovia: "Não fazemos este vociferar do PCP que apoia o Governo, que prometeu que ia ter muito investimento na Ferrovia 2020. Não fizeram o que prometeram e agora prometem o que não vão fazer".

 

Pelo Bloco de Esquerda, Heitor de Sousa considerou que Beja está "a meio da ponte numa série de dimensões onde o Estado social não está presente", faltando equipamentos escolares e de saúde, bem como acessibilidades. No caso do caminho-de-ferro, defendeu ser "necessário requalificar" não apenas a linha, através da sua eletrificação, mas também as estações, material circulante e ligação à Funcheira.

 

Heloísa Apolónia, do Partido Ecologista "OS Verdes", considerou, por sua vez, que a falta de investimento público "está a desvalorizar" o Baixo Alentejo, sendo as acessibilidades "fundamentais" para promover a coesão do território.

 

"Conseguimos nesta legislatura o compromisso de eletrificação da linha entre Casa Branca e Beja, mas há uma falta de visão estratégica do Governo na falta da ligação à Funcheira", acrescentou Heloisa Apolónia, sublinhando a existência de uma "total sintonia" entre "Os Verdes" e as reclamações apresentadas pelos peticionários.

Comentários