Diário do Alentejo

Votos contra deixam Beja fora da Águas do Baixo Alentejo

27 de junho 2019 - 09:20

A Assembleia Municipal de Beja, à semelhança do que aconteceu em Castro Verde, também não aprovou a integração do município no projeto Águas do Baixo Alentejo.

A proposta de constituição de uma parceria pública para a criação da empresa recebeu 16 votos contra, nomeadamente, 15 dos eleitos da Coligação Democrática Unitária (CDU) e mais um do deputado do Bloco de Esquerda (BE). Somaram-se ainda 15 votos a favor dos eleitos do Partido Socialista (PS), uma abstenção do deputado do Partido Social Democrata (PSD) e outra do Movimento Por São Matias com Todos.

Recorde-se que Aljustrel, Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola, Moura e Ourique são os oito municípios do Baixo Alentejo, todos de maioria socialista, que pretendiam agregar-se para realizar uma parceria com a empresa pública Águas de Portugal para a gestão da água em baixa.

Tal como o “Diário do Alentejo” já tinha noticiado, a adesão ao projeto carecia da concordância das assembleias municipais, o que “poderia não estar garantido em todos os municípios”, uma vez que em Castro Verde a CDU tem maioria naquele órgão e em Beja o PS tem o mesmo número de votos do que a CDU, dependendo assim a aprovação dos eleitos do PSD, do BE e do independente por São Matias.

 

 

Comentários