Diário do Alentejo

Serpa inaugura galeria municipal de arte contemporânea

15 de junho 2019 - 09:05
DR

Vieira da Silva, Júlio Pomar, Graça Morais, Rico Sequeira, António Inverno, Manuel Bentes, Francisco Relógio e Silvestre Raposo são alguns dos artistas que estão representados na nova galeria municipal de arte contemporânea que a Câmara de Serpa vai inaugurar este sábado.

 

A Câmara Municipal de Serpa inaugura hoje a sua galeria de arte contemporânea, localizada no centro histórico (rua Pedro Anes, antigo Espaço Internet).

Segundo refere, em comunicado de imprensa, a autarquia, este é “um espaço renovado”, que terá patente ao público “uma grande parcela da coleção de obras de arte” que a câmara adquiriu ao longo das últimas décadas.

A mostra integra, entre outras técnicas, obras de pintura, serigrafia e escultura, da autoria de Vieira da Silva, Júlio Pomar, Cruzeiro Seixas, Graça Morais, Guilherme Parente, Chichorro, Rico Sequeira, José Bizarro e António Inverno, entre muitos outros artistas portugueses e estrangeiros.

Artistas contemporâneos naturais ou residentes no concelho de Serpa também “enriquecem esta apresentação”, como Manuel Bentes, Francisco Relógio, Margarida de Araújo, Leandro Sidoncha, Silvestre Raposo, Bento Sargento, António Réu, entre outros, e Luís Afonso, que desenhou um cartoon especificamente para a galeria.

Ainda de acordo com a câmara, “dada a dimensão do acervo, e as suas características”, a par desta galeria, funcionam, em paralelo, dois locais de apresentação complementares: “o hall principal dos paços do concelho (praça da República) e um circuito urbano, dedicado à escultura pública, sendo grande parte dessas as peças vencedoras do Prémio Ibérico de Escultura que o município promove desde 2007”, e que inclui trabalhos de Fuentes Navarro, Thierry Ferreira, Veredas Lopes, Augusto Arana e o “imponente monumento” ao cante alentejano, da autoria de Giga Coelho.

Comentários