Prestes a celebrar a primeira década de elevação do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, na próxima quarta-feira, dia 27, são inúmeras as comemorações que decorrem nos concelhos do Baixo Alentejo nos próximos dias.
Aljustrel Os 10 anos da elevação do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco vão ser assinalados pela Câmara Municipal de Aljustrel no decorrer da Vin&Cultura, evento que tem início hoje, sexta-feira, 22, em Ervidel. A “evocação especial” da efeméride acontecerá amanhã, sábado, às 16:30 horas, em que, “em uníssono, irão ouvir-se todos os grupos corais do concelho de Aljustrel, num momento que pretende prestar tributo a este marco importante na afirmação da cultura e da identidade alentejana”.
Almodôvar A vila celebra o 10.º aniversário da elevação do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Unesco, na igreja Matriz, no dia 30, a partir das 17:00 horas. A celebração conta com a participação de todos os grupos corais do concelho.
Beja O Pax Julia Teatro Municipal, em Beja, acolhe no próximo dia 30 o espetáculo de encerramento dos 10 anos da elevação do cante a património da Unesco, intitulado “O cante de um povo – passado presente e futuro”, uma criação “que resulta da junção de um legado partilhado por José Emídio e Bernardo Emídio [do grupo Adiafa], com a visão do produtor musical, guitarrista e compositor Manuel de Oliveira e o maestro, arranjador e pianista Carlos Garcia”, adianta a câmara municipal. O grupo Adiafa, que integra, ainda, Ruben Lameira, terá também como convidados Inês Vaz (acordeão), Quiné Teles (percussão) e Albano Fonseca (baixo), o Grupo Coral Pacense – composto por elementos de diversos grupos corais do concelho – e a Orquestra do Cante (cordas e sopros), “especialmente concebidos para este momento”, segundo sublinha a autarquia. O espetáculo conta ainda com a consultoria do padre António Cartageno.
Castro Verde No âmbito das comemorações promovidas pela Câmara Municipal de Castro Verde, em colaboração com várias entidades locais, na próxima quarta-feira, dia 27, a partir das 10:00 horas, os alunos do 1.º ciclo que integram o projeto “Cante nas escolas” irão andar pelas ruas da vila a cantar modas alentejanas, numa iniciativa intitulada “O cante sai à rua”. Para o dia 29, sexta-feira, está agendado o espetáculo comemorativo “O cante da nossa terra”, que terá lugar no cineteatro municipal a partir das 21:30 horas e que contará com a participação dos grupos corais em atividade no concelho. No dia seguinte, 30, realiza-se, no Centro Ambiental do Vale Gonçalinho, às 16:00 horas, a oficina de cante alentejano e lanche-convívio “A natureza do cante”.
Cuba Um encontro de grupos corais do concelho de Cuba, com a participação de Flores do Alentejo, Raízes do Cante, Bafos de Baco e Os Ceifeiros de Cuba, dá início na próxima quarta-feira, dia 27, às 21:00 horas, no centro cultural da vila, às comemorações do 10.º aniversário da elevação do cante. No dia seguinte, 28, no Museu Literário Casa Fialho de Almeida, será inaugurada, às 18:00 horas, a exposição “Cante alentejano”, da autoria de Ana Baião, a que se seguirá o colóquio “Cante alentejano. 10 anos depois”. Para o encerramento das comemorações, no dia 29, sexta-feira, estão agendadas duas iniciativas: a exibição do filme “Cante alentejano da Cuba”, às 21:00 horas, no centro cultural, seguida do espetáculo musical “O cante alentejano nas escolas”, com a atuação do Grupo Coral Infantojuvenil do Agrupamento de Escolas de Cuba, “destacando o esforço de transmitir esta tradição às novas gerações”.
Ferreira do Alentejo O Centro Cultural Manuel da Fonseca recebe, dia 24, domingo, às 17:00 horas, a apresentação do livro de fotografia 10 Anos de Cante, da autoria de Ana Baião, no âmbito do 10.º aniversário da classificação do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade. A iniciativa conta com a exibição do Grupo Coral As Margaridas de Peroguarda.
Moura No dia 27, às 18:00 horas, na torre do Relógio de Amareleja, realiza-se a iniciativa “Cantos do Tempo: Património Vivo”, com a atuação do Grupo Coral da Sociedade Recreativa Amarelejense e dos alunos do Agrupamento de Escolas Professor Francisco Honrado Pereira (Amareleja).Ourique A celebração, em Ourique, de uma década de reconhecimento pela Unesco, realiza-se, no dia 27, no Cineteatro Sousa Telles, a partir das 18:30 horas, com as atuações do Grupo Coral Infantil de Ourique, do Grupo Coral Alma Alentejana de Garvão e do Grupo Coral de Ourique.
Serpa Hoje, dia 22, sexta-feira, na Taberna dos Camponeses, em Pias, será apresentado, às 18:00 horas, o projeto museográfico deste local emblemático do cante. A apresentação estará a cargo de Carlos Balbino (autor do projeto), com as atuações dos grupos corais locais. No dia 27, quarta-feira, às 21:00 horas, na Casa do Alentejo, em Lisboa, será apresentado “Cante”, concerto clássico inspirado no livro Cancioneiro de Serpa. No dia 30, sábado, a partir das 19:00 horas, o Cineteatro Municipal de Serpa acolhe a cerimónia oficial do 10.º aniversário da inscrição do cante alentejano na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Unesco.
Vidigueira Decorre até dia 28, a segunda edição do Vidigueira ENCante. Hoje, dia 22, sexta-feira, a partir das 10:00 horas, no mercado municipal, será inaugurada a exposição “Olhares Sobre o Cante Alentejano”, da autoria de alunos do Agrupamento de Escolas da Vidigueira (Aevid), e às 10:30 atuará o Grupo de Cante Alentejano do Aevid. Amanhã, dia 23, no mesmo local, às 15:00 horas, haverá um workshop/oficina de cante alentejano, que contará com a participação dos grupos corais do concelho e de Luís e António Caixeiro. Às 18:00 horas, na Adega do Canena, atuará o grupo musical Sons do Lago. No domingo, dia 24, está marcado, para as 12:00 horas, um “almoço convívio com cante alentejano”, no mercado municipal, e, às 15:00 horas tem inicio, a partir do largo da Cascata, o desfile de grupos corais. No dia 27, o Grupo de Cante Alentejano do Aevid desfilará, a partir das 10:00 horas, pelas ruas de Vidigueira, assinalando-se, às 11:30 horas, no centro de património e turismo da localidade, a comemoração do 10.º aniversário da inscrição do cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco. No dia seguinte, 28, a freguesia de Marmelar recebe, na igreja Matriz, às 19:00 horas, o Grupo Coral da Vidigueira.
Até ao fecho da presente edição do “Diário do Alentejo” foi esta a programação possível de apurar.