Diário do Alentejo

“Potencialidades da serra” é a temática da XVI Feira do Cogumelo e do Medronho

22 de novembro 2024 - 10:00
Certame arranca hoje, sexta-feira, e prolonga-se até domingo, dia 24 Foto | CM Almodôvar

A freguesia de São Barnabé, no concelho de Almodôvar, volta a receber a Feira do Cogumelo e do Medronho, neste ano subordinada ao tema “Potencialidades da serra”. A iniciativa, que já conta com 16 edições, visa promover “o cogumelo e o medronho, mas também toda a biodiversidade, todos os produtos, produtores e tradições da zona serrana”.

 

Texto | Ana Filipa Sousa de Sousa

 

“Nesta feira o cogumelo e o medronho são os reis da festa e, através dela, tentamos promover não só a gastronomia local com os produtos que são expostos nos variados stands e restaurantes que as pessoas podem degustar, mas também tudo aquilo que de melhor se faz na nossa serra”. É desta forma que a vice-presidente da Câmara Municipal de Almodôvar, Ana Carmo, apresenta a XVI Feira do Cogumelo e do Medronho.

O certame, que tem início hoje, sexta-feira, às 15:00 horas, prolongar-se-á até domingo, dia 24. “Nos outros anos temos sempre feito ao fim de semana, mas decidimos, conjuntamente com a junta de freguesia, que neste ano poderíamos estender por mais uma tarde e noite a Feira do Cogumelo, atendendo ao facto de termos vindo a notar algum aumento de visitantes nos últimos anos e, assim, permitir que as pessoas possam vir mais um dia à aldeia de São Barnabé”, justifica.

Por este motivo, Ana Carmo acredita que, “à semelhança dos últimos dois e três anos, em que houve um aumento de visitantes, neste ano, também por razões de cartaz, teremos mais pessoas”, sendo, por isso, as “expectativas altas”.

Com um cartaz musical “variado”, e que abrange “todos os gostos da população”, o certame conta hoje, sexta-feira, com as atuações de Mondadeiras de Santa Cruz (17:00 horas), André Filipe & Lino Mestre (19:00 horas), Emanuel Martins e Tânia (21:00 horas) e Toy (22:30 horas). Amanhã, sábado, é a vez de Amigos Rosário (10:30 horas), Grupo Folclórico e Etnográfico da Universidade Sénior de Almodôvar (12:00 horas), Al-Fanfare (13:00 horas), Nelson Santos (21:00 horas) e Iran Costa (22:30 horas). Por sua vez, no último dia de feira o palco está reservado aos grupos corais Flores do Campo (11:00 horas), Serra do Caldeireiro (14:00 horas) e Vozes de Almodôvar (15:00 horas), seguindo-se o espetáculo de Irmãos Cabanas (15:30 horas).

Destaque, ainda, para os showcookings “Sobremesas de medronho”, com o chefe António Lourenço (no sábado, às 11:00 horas), e “Green skills”, com a chefe Margarida (domingo, às 11:30 horas), assim como para o espetáculo de comédia de Ana Arrebentinha (sábado, às 19:30 horas).

Para a vereadora com o pelouro do Património e Cultura, o certame tem vindo “a dignificar a região”, promovendo “o que de melhor se faz no concelho de Almodôvar e os produtos que são da serra de São Barnabé”.

“A feira tem a identidade cultural e os hábitos de uma gente e nós temos vindo a aumentar aquilo que é a qualidade que queremos dar às pessoas que visitam São Barnabé, com um conjunto de expositores que vão oferecer ao público o que de melhor temos para vender no nosso território, em particular, o medronho de São Barnabé, através do método tradicional de confeção do mesmo, e os cogumelos”, assegura.

Comentários