A Vin&Cultura regressa hoje, sexta-feira, à freguesia de Ervidel para promover “uma festa à volta do vinho de talha e da cultura” do concelho de Aljustrel, através da música, da gastronomia, do artesanato, das exposições e da tradição ancestral da produção vínica.
Texto | Ana Filipa Sousa de SousaFoto | Ricardo Zambujo
“A Vin&Cultura é uma festa à volta do vinho. Nesta altura celebra-se a abertura das talhas e, portanto, celebramos também este vinho de talha que é feito por métodos ancestrais, com cerca de dois mil anos, com visitas e passeios às adegas. Em Ervidel ainda se preserva essa cultura [de produção] e, então, aproveitamos para promover esse produto e todas as nossas tradições”, começa por explicar ao “Diário do Alentejo” o presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, Carlos Teles.
Com um programa recheado de animações musicais em todas as adegas, o edil confirma que as “expectativas são sempre grandes, ano após ano”, uma vez que o certame “já tem fiéis seguidores de todo o País” e “já conquistou o seu lugar nas festas da região”.
“É um evento que se vem a afirmar [e que conta] com excursões de todo o lado. Temos, durante todo o fim de semana, um corrupio de autocarros que vêm visitar esta festa e, portanto, as nossas expectativas, mais uma vez, são altas. Ano após ano vamos ficando mais fortes, com mais poderes, e é o que esperamos este ano, também”, realça.
Sem destacar um “momento alto”, Carlos Teles admite que “o centro da festa” é o vinho e tudo o que este acarreta consigo. Para hoje, sexta-feira, os espetáculos acontecem nas adegas do Varrasquinho, do Chico Lopes e do Lobo (20:30 horas), seguindo-se uma “noite jovem”, promovida pela comissão de finalistas, no mercado do Povo, com a banda Super Nova e o DJ Said (22:00 horas).
Amanhã, sábado, o Núcleo Rural do Museu Municipal será palco de dois showcookings – “Sabores de Outono” (14:30 horas) e “Tradição à Mesa” (17:00 horas). Ao nível musical, os visitantes poderão contar com a Charanga do Rosário (14:00/18:00 horas), a Banda da Sociedade Musical de Instrução e Recreio Aljustrelense (14:30 horas), os Moços da Talha (18:30 horas), Os Carraceiros (20:30 horas), o Noventamente – – Coovers Banda (23:30 horas) e o DJ Sandro Saldanha (01:00 horas). Neste dia assinala-se ainda o 10.º aniversário da elevação do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade com as atuações dos grupos corais do concelho, às 16:30 horas.
O último dia, domingo, voltar a ter a música como elemento principal do certame e a fazerem-se ouvir os grupos corais Margens do Roxo de Ervidel (15:30 horas) e Flores de Primavera de Ervidel (16:00 horas), Os Tibornas, Os Moços da Talha e Maravilhas do Alentejo, na rota das adegas, (17:00 horas), o Rancho Folclórico 5 Estrelas de Abril (17:30 horas), D’Abalada (18:30 horas), Os Tiborna (20:30 horas) e Sonido Andaluz (21:30 horas).