Diário do Alentejo

Legislativas: PS do Baixo Alentejo escolheu Nelson Brito

13 de dezembro 2021 - 11:20

O ex-autarca e atual presidente da Federação Regional do Partido Socialista de Beja Nelson Brito é o escolhido para encabeçar a lista por este ciclo eleitoral às eleições legislativas de 30 de janeiro, indicou a Comissão Política Distrital de Beja do PS.

 

O deputado de 46 anos é natural de Aljustrel, concelho onde foi presidente de câmara, desde 2009 até ao presente ano, onde não se pode candidatar nas eleições autárquicas de setembro por ter atingido o limite de mandatos. É licenciado em Direito e advogado de profissão, sendo atualmente o presidente da Federação Socialista do Baixo Alentejo e o presidente da Assembleia Municipal de Aljustrel.

 

A lista de candidatos proposta foi aprovada com 51 votos a favor, 12 brancos e cinco nulos, tendo sido elegidos como nomes efetivos Nelson Brito, Telma Guerreiro e  Jorge Rosa, bem como Custódia Alho, Afonso Domingos e Rita Costa como suplentes. Na nova lista não consta Pedro do Carmo, um dos dois atuais deputados do PS por Beja.

 

De acordo com os estatutos do PS, cabe às comissões políticas federativas de cada distrito aprovar cerca de dois terços dos candidatos a deputados. O restante terço é da responsabilidade direta do secretário-geral, António Costa – a chamada quota nacional. E é igualmente ao líder partidário que cabe a escolha dos diferentes cabeças de listas do PS nos círculos eleitorais do território continental, segundo os estatutos.

 

A Comissão Nacional do PS vai reunir-se hoje (13/12), em Lisboa, para proceder à aprovação final das listas de candidatos a deputados que este partido irá apresentar nas próximas eleições.

 

Comentários