Diário do Alentejo

Palma Ferro quer concelho “amigo do investimento”

15 de setembro 2021 - 16:00

O candidato à presidência da Câmara de Beja pela coligação liderada pelo PSD, Nuno Palma Ferro, prometeu hoje tornar o concelho “amigo do investimento”, através de medidas para captar negócios e desenvolver a atividade económica. “Temos de criar um concelho amigo da economia e dos empresários. Tem que ser uma prioridade absolutamente fundamental”, disse à agência Lusa o cabeça de lista da coligação “Beja Consegue”, liderada pelo PSD e ainda composta por CDS-PP, PPM, Iniciativa Liberal e Aliança.

 

Isto “porque atrás do investimento vem todo o conceito que envolve a qualidade de vida, que é aquilo que qualquer projeto político, em que o servir seja a sua máxima, tem como grande objetivo”, justificou.

 

O candidato falava à margem de uma reunião com a administração da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), no âmbito da campanha para as eleições autárquicas de dia 26 deste mês, que hoje começou.

 

Nuno Palma Ferro defendeu que a Câmara de Beja “tem que assumir uma política ativa de captação de investimento como fator de desenvolvimento da atividade económica” e “tem de ser um parceiro e não um empecilho de negócios”. E o presidente da câmara tem que ser “um embaixador da região, um agente promotor do crescimento de empresas, através da captação de negócios e acompanhamento aos empresários”.

 

“Tem de se vender as potencialidades” de Beja, sobretudo a água disponível graças ao projeto Alqueva e que “é a grande vantagem competitiva para o concelho”, frisou, acrescentando que “a água é aquilo que temos e que noutros lados escasseia e, portanto, tem de ser o ponto à volta do qual todo o concelho se desenvolve numa perspetiva económica”.

 

Segundo Nuno Palma Ferro, o programa da coligação, sob o desígnio “Beja - Um concelho amigo do investimento”, propõe várias medidas, com “destaque” para “o acesso a um licenciamento ágil, ‘online’, facilitador, sem custos para a instalação de novas empresas”. Reduzir os custos e valores das taxas de água e saneamento na fase de instalação para novos negócios e implementar uma política de discriminação fiscal positiva ao nível de impostos municipais para empresas, nomeadamente a derrama, são outras das medidas.

 

A coligação propõe ainda adequar a atual equipa do Gabinete de Apoio ao Investimento da Câmara de Beja para “facilitar negócio, atrair investimento, diminuir a burocracia”, criar o “Portal do Emprego” e as figuras de gestores de investimento e de fundos comunitários e captar marcas “âncora” para desenvolver o comércio local.

Comentários