Diário do Alentejo

“Todos somos necessários para melhorar o sítio onde se vive”

09 de julho 2021 - 15:50

Três perguntas a Nelson Brito, presidente da Câmara de Aljustrel

 

Texto José Serrano

 

A Câmara de Aljustrel associou-se ao Programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, da responsabilidade do Instituto Português do Desporto e Juventude, que decorre desde 1 de julho e se prolongará até ao dia 30 de agosto. Quais os principais objetivos desta iniciativa?

 

O Município de Aljustrel associou-se a este programa por entender que é de vital importância e por assentar em princípios nos quais esta autarquia se revê e privilegia. Cabe a todos nós a defesa das florestas e da natureza e cabe às entidades públicas zelar e contribuir para que o património natural seja preservado. Nortear os jovens para estas nobres ações é assegurar que, no futuro, existirão homens e mulheres preocupados com o ambiente, com a sustentabilidade e com o uso responsável dos recursos naturais. Em Aljustrel todos contam para construir um futuro viável e ambientalmente responsável. Sem esquecer que a promoção do voluntariado é uma mais-valia ao serviço da comunidade. Os jovens, ao participarem neste programa, ganham novas competências e, ao mesmo tempo, enriquecem-se com experiências que valorizaram o seu contributo na sociedade.

 

Para além da componente preventiva, de vigilância a incêndios rurais, há, implícita a este programa, uma componente pedagógica ambiental. Qual a importância que considera terem estas ações pedagógicas de proteção da natureza para os concelhos do interior, rurais?

 

A pedagogia tende a aperfeiçoar e a estimular o envolvimento. O que queremos, em Aljustrel, é dotar os mais jovens de competências que possam ser vitais para o seu desenvolvimento, enquanto cidadãos bem formados e com princípios, dando-lhes todas as oportunidades, mas também que sejam agentes ativos na sociedade em que estão inseridos. Todos, sem exceção, somos necessários para melhorar o sítio onde se cresce e se vive. Nos territórios de baixa densidade, a ação do coletivo é decisiva na prevenção, preservação e proteção da natureza e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida. Os jovens desempenham, por isso, um papel fundamental.

 

A quem se dirige este programa, de que forma se poderá participar e que apelo gostaria de deixar aos seus destinatários?

 

O programa dirige-se aos jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, promovendo boas práticas no âmbito da proteção da natureza, floresta e respetivos ecossistemas. O Município de Aljustrel acolherá quatro jovens por quinzena, até ao dia 30 de agosto, com o objetivo de desempenharem atividades na área da ajuda e prevenção aos incêndios rurais. Gostaria de apelar à participação e ao envolvimento a este programa, para que retirem desta experiência os melhores dos ensinamentos.

Comentários