Diário do Alentejo

Ministra da Coesão defende aposta no aeroporto de Beja

20 de julho 2020 - 15:05

A ministra da Coesão, Ana Abrunhosa, reconhece que é a favor de uma aposta no aeroporto de Beja, com uma ligação ferroviária a Lisboa. Uma solução que vai favorecer a coesão territorial e potenciar os investimentos já feitos.

 

A afirmação surge numa entrevista ao jornal Eco, na na véspera de o Governo apresentar aos partidos mais à esquerda do Parlamento o Plano de Recuperação Económica e Social de António Costa e Silva, que também prevê uma aposta forte na ferrovia.

 

Tendo em conta que já existe um aeroporto em Beja, por que razão, em prol da coesão do território, não se aposta nessa infraestrutura e se usam fundos comunitários para fazer uma ligação ferroviária para Lisboa? - questionou o Eco.

 

"E quem lhe disse que isso não está no nosso horizonte? Tem de falar com o senhor ministro das Infraestruturas e Habitação. É um domínio que é deles. A sua pergunta tem todo o sentido e vai ao encontro daquela que é a nossa maneira de pensar", respondeu Ana Abrunhos.

 

A ministra da Coesão acrescenta que "antes de estar sempre a criar novo, temos de potenciar aquilo que temos". No caso, o aeroporto de Beja. Mas não só. "Temos muitos investimentos feitos no país, potencialidades enormes e, por vezes, é um pequenino investimento adicional que torna os investimentos que já temos muito mais atrativos e sustentáveis: Não dizendo que vamos fazer isso — esta resposta não significa isto — o nosso ministério tem de trabalhar com os outros e aquele com o qual mais trabalho, e bem, é com o das Infraestruturas e Habitação".

Comentários