O turismo literário tem-se destacado como uma vertente crescente e relevante dentro do setor turístico, promovendo uma maior conexão entre o visitante e a riqueza cultural associada à literatura da região. Em Cuba, nos últimos anos, esta vertente turística tem vindo a revelar-se como uma importante ferramenta para atrair visitantes, oferecendo uma experiência que vai além do turismo convencional e colocando a literatura como fator de captação de novos públicos, sendo o Museu Literário Casa Fialho de Almeida o principal ativo deste tipo de oferta no concelho.
Dedicado à preservação e divulgação da vida e obra de Fialho de Almeida, o espaço proporciona uma imersão única na literatura do final do século XIX. Ao visitar o museu, o turista é convidado a vislumbrar um pouco do ambiente da época, entender o contexto literário e social em que o autor viveu e conhecer mais de perto os seus escritos e reflexões.
Em termos físicos e temáticos, o Museu Literário Casa Fialho de Almeida assenta em três espaços distintos. Naquela que era a área de habitação encontra-se o espaço museológico dedicado às várias esferas da vida pessoal e profissional de Fialho de Almeida, e é onde se podem apreciar as 200 obras do autor que estavam expostas na Biblioteca Nacional e que foram cedidas a este espaço. Já nos casões adjacentes à casa, o foco vai para a ruralidade e para a etnografia – temas recorrentes na escrita do autor –, e existe, ainda, uma pequena adega, com a designação de “País das Uvas”, numa referência à obra de 1893 de Fialho de Almeida.
Inaugurado em 2019, fruto de um investimento superior a um milhão de euros, a Casa Fialho de Almeida vai além de um simples espaço de memória. Ao mesmo tempo que se assume como um ponto de convergência para amantes da literatura e turistas que procuram experiências culturais autênticas, este espaço é também um verdadeiro polo de cultura em Cuba. Atualmente, oferece uma programação cultural eclética e regular, sendo um dos equipamentos do concelho onde se podem visitar exposições temporárias, participar em encontros literários, apresentações de livros, conferências, assistir a peças de teatro ou até espetáculos musicais.
Com o número de visitantes a rondar os 10 mil nos últimos cinco anos, o Museu Literário Casa Fialho de Almeida tem tido, assim, um impacto positivo no desenvolvimento local, ao valorizar a herança cultural e histórica do concelho de Cuba e da região, impulsionando a economia e criando uma rede de oferta turística diferenciada. Além disso, tem contribuído ativamente para o fortalecimento da identidade local, colocando o concelho de Cuba no mapa cultural do País e atraindo um público interessado em vivências que transcendam o turismo de massas e que proporcionem um contato mais profundo com a história e a literatura.
Contactos:Museu Literário Casa Fialho de AlmeidaR. João Vaz 6, 7940-159 CubaTelefone: 284419900Email: geral@cm-cuba.pt