Diário do Alentejo

Rede de Turismo e Cultura: Herdade da Contenda, santuário de fauna e flora

06 de setembro 2024 - 12:00
Foto| DR

A Herdade da Contenda situa-se no extremo ocidental da serra Morena, na União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, concelho de Moura, fazendo fronteira com Espanha ao longo de cerca de 21 quilómetros.

A sua gestão assenta numa lógica multifuncional na qual a pecuária, a apicultura, a gestão cinegética e o turismo partilham, dentro das singularidades de cada uma, intervenções delicadas e concertadas onde a sustentabilidade dos recursos é imperativa.O estatuto de Zona de Caça Nacional foi-lhe reconhecido pelas suas características de natureza física e biológica, permitindo que a Contenda se destaque, no panorama cinegético em Portugal, pela sua população de veados, em regime aberto. Acresce o valor cénico da propriedade, bem como a ocorrência de outras populações de caça maior, como o javali e o muflão.

A Contenda encontra-se arborizada em cerca de 80 por cento da sua área, sendo as espécies dominantes a azinheira e o pinheiro-manso. De realçar ainda o sobreiro e o pinheiro--bravo, quer em povoamentos puros, quer em consociação com outras espécies.A Herdade da Contenda encontra-se integralmente inserida na Zona de Proteção Especial Mourão/Moura/ /Barrancos e, parcialmente, na Zona Especial de Conservação de Moura/Barrancos. Das espécies de vertebrados, destacam-se pelo seu estatuto de ameaça, o saramugo, o abutre-preto, a águia-imperial e o lince-ibérico. De notar também a presença da cegonha-preta, o cágado- -de-carapaça-estriada e a lontra.Aqui ocorre uma das principais colónias portuguesas do abutre-preto, espécie globalmente ameaçada de acordo com o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal.

Arroio, Murtigão, Paes Joanes e Safareja são as linhas de água que rasgaram profundamente o relevo na Contenda e têm uma forte expressão na paisagem.

Na Herdade da Contenda, as transformações que refletem a história naquela zona raiana, resultam de uma ligação ancestral entre a terra e os seres humanos, onde é difícil distinguir onde começa uma e acaba a outra. É, afinal, a paisagem alentejana e mediterrânica, numa narrativa de resiliência e capacidade de ressurgir, conservando o seu caráter.

 

Turismo de Natureza A biodiversidade, a paisagem e o património cultural são importantes recursos disponíveis na Herdade da Contenda que potenciam a atividade turística, entendida como um serviço e uma oportunidade de desenvolvimento. A herdade proporciona um contexto excecional para atividades de turismo de natureza e lazer, incluindo turismo cinegético e outras experiências como passeios pedestres, birdwatching e observação noturna do céu.

A diversificação da oferta turística é baseada no usufruto dos valores ambientais, mas também nas condições de tranquilidade que a propriedade pode proporcionar, tendo, no entanto, a preocupação de regular o acesso de forma a minimizar impactos negativos sobre os valores ambientais em presença

Na prossecução da aposta no desenvolvimento sustentável e valorização dos recursos endógenos destaca-se o projeto Contenda Natur – Plano Integrado de Desenvolvimento Turístico da Herdade da Contenda –, o qual tem por objetivos qualificar o território como destino turístico diferenciado, preservar a autenticidade local e compatibilizar a mesma com a atividade turística e promover a atividade turística como fator de coesão social.

A diversidade paisagística, a rara beleza natural e a elevada possibilidade de avistamento de fauna selvagem (veado, abutre, muflão, javali, perdiz, raposa, entre outros), são atrativos à realização dos percursos pedestres da Herdade da Contenda. A par desta vivência do património natural, o visitante é levado a contactar a história e património cultural do território onde se destacam as temáticas em torno da linha de fronteira (marcos históricos, o contrabando, antigo postos de Guarda Fiscal), o Convento da Tomina e as diversas edificações dos períodos dos arrendamentos (montes, malhadas e outros) e dos Serviços Florestais (Casa do Guarda, Mirante, Casa do Mel, Monte do 25).

A rede de percursos pedestres da Herdade da Contenda é constituída por seis percursos associada à existência do Centro Contenda Natur. Este polo de receção destina-se ao acolhimento e prestação de informação aos visitantes sobre os percursos turísticos e as características da herdade.

Para além dos percursos pedestres, a Herdade da Contenda dispõe de várias estruturas de apoio ao visitante, onde se destacam os observatórios de fauna e de paisagem que não deixarão cair por terra as mais diversas expectativas de quem nos visita.

Contactos:Herdade da Contenda, E.M.Rua Fonte de Aroche, s/n 7875-065 Santo Aleixo da Restauração; Telefone: 285 965 421E-mail: geral@herdadedacontenda.pt.

Comentários