Foto | CM Mértola
O concelho de Mértola, recheado de diferentes molduras paisagísticas, é responsável por três etapas e 65 quilómetros do Caminho Nascente de Santiago.
O Caminho Nascente de Santiago de Compostela, que percorre o Alentejo e o Ribatejo, é composto por 19 etapas e 397 quilómetros.
O concelho de Mértola, localizado no ponto mais a sudeste do distrito de Beja, representa três etapas e 65 quilómetros desta aventura.
A excursão inicia-se no município de Alcoutim, no Algarve, e acompanha a margem do rio Guadiana em direção a Mesquita, a primeira etapa do concelho de Mértola.
Nesta aldeia, que marca o ponto de início da rota no concelho de Mértola, foi terminado mais um projeto de investigação arqueológica acrescentando um conteúdo temático de valor à rota. Importante para o conhecimento do antigo Garb al-Andalus e, particularmente, para a história do território de Mértola no período islâmico.
Ao sair da aldeia entra-se no Parque Natural do Vale do Guadiana que guia a aventura até ao Alentejo mais profundo. Chegando ao concelho de Mértola, a “Vila Museu” rodeada pela velha muralha que se apresenta na encosta sobre o rio Guadiana, termina-se a primeira etapa. Aqui, a arte de bem receber é espalhada por todos através da generosidade alentejana.
Do coração do município parte-se para a segunda etapa do caminho, concluindo-a em Amendoeira da Serra, uma aldeia rural onde a caça é a atividade dominante.
Após o devido descanso, a viagem segue em direção ao concelho de Beja e termina, a última etapa que Mértola cobre, na localidade de Cabeça Gorda.
Durante estas três etapas, o município oferece vastas opções de alojamento para os caminheiros que se aventuram neste trajeto. As opções divergem entre 70 unidades de alojamento divididas em unidades hoteleiras, espaços de turismo rural e alojamentos locais.Além da presença no Caminho de Santiago, o município de Mértola oferece outros itinerários turísticos.
Tal é o caso de visitas ao património cultural e etnográfico que incluem 14 núcleos museológicos, capelas e ermidas, tabernas, o antigo complexo mineiro da Mina de São Domingos, a Oficina de Tecelagem das Mantas de Mértola e aldeias pitorescas.
O concelho dispõe, ainda, de passeios de barco para descidas de rio, caminhadas à noite, sessões de observação de céu profundo e típicos pratos gastronómicos.
Núcleo de Apoio à Economia Local e Turismo – Câmara Municipal de Mértola