Diário do Alentejo

Rede de Bibliotecas: Fernando Venâncio

30 de dezembro 2024 - 09:10

Fernando Venâncio (Mértola, 1944), professor, ensaísta, tradutor, linguista.

Colaborador, como cronista e crítico literário, em várias publicações, entre as quais o “JL”, a revista “Ler”, “Colóquio/Letras” e “Expresso”.Fernando Venâncio começou a sua carreira linguística aos dois anos de idade, quando deixou o Alentejo e rumou à capital, extasiando-se com os modos de exprimir-se dos lisboetas. Aos 10 anos, novo êxtase o esperava, agora em Braga, essa herdeira do território criador do idioma, e orgulhosa disso até à intolerância. Em 1970, quando Portugal se tinha tornado um fascinante mapa de falares, sotaques e soluções gramaticais, vai instalar-se num mundo inteiramente outro, o de língua neerlandesa.

Formou-se em 1976 em Linguística Geral, na Universidade de Amesterdão, e iniciou a docência universitária em língua e cultura portuguesas: primeiro em Nimega, depois em Utreque, finalmente, e de novo, na capital holandesa.

Nunca deixaram de inquietá-lo as formas e as estruturas da sua língua materna, e também os processos históricos na origem delas. Assim Nasceu Uma Língua surgiu dessa permanente inquietação.

Doutorou–se em 1995 também na Universidade de Amesterdão com um estudo sobre as “ideias de língua literária em Portugal no século XIX”.

Publicou estudos sobre “brasileirismos em Portugal”, as reformas ortográficas e o Português Fundamental.

É autor de vários livros, a sua mais recente obra é O Português à Descoberta do Brasileiro” (2022).

Fernando Venâncio tem feito um percurso profissional notável. Reconhecido entre os pares não “apenas” pelo profissionalismo e contributo extraordinários, mas – julgo que – também pelas suas características humanas.

A Biblioteca Municipal de Mértola possui no seu espólio um conjunto de obras da autoria do professor Fernando. Embora tenho saído de Mértola com apenas dois anos – por via dos seus progenitores – manteve contacto regular com Mértola. Cresceu e venceu na vida, mas as raízes não foram esquecidas. Quando publicava uma obra, mesmo que noutra língua que não a portuguesa, tinha a sensibilidade e o prazer de a fazer chegar à biblioteca da terra que o viu nascer, nunca esquecendo a dedicatória.

O senhor seu pai, com um brilho nos olhos e um sorriso no rosto, visitava-nos e presenteava-nos com mais um livro que o seu Fernando lhe pediu para entregar.

Na última década é o próprio Fernando Venâncio quem nos entrega as suas recentes publicações e faz questão de orientar a agenda e apresentar o seu último “filho” na Biblioteca Municipal de Mértola.

Foi assim com Beijo Técnico e Outras Histórias (2015), com Assim Nasceu uma Língua (2019) e com O Português à Descoberta do Brasileiro (2022).

E nós, orgulhosamente, agradecemos a dádiva não apenas do livro, mas do convívio com este Homem afável, gentil no trato e que tanto nos ensina em cada conversa.

Obrigado, professor Fernando.

Biblioteca Municipal de Mértola

Comentários