Diário do Alentejo

À Mesa: O Martinho na Ribeira de Nisa

13 de novembro 2023 - 10:19
Foto| DRFoto| DR

Texto António Catarino

Com uma altitude acima dos mil metros, a serra de São Mamede é o ponto mais alto a sul do Tejo e integra o parque natural com o mesmo nome.É lá que nasce a ribeira de Nisa, afluente da margem esquerda do grande rio ibérico, que corre mais a norte, abraçando aquele curso de água a jusante das imponentes Portas de Ródão.

Nessa caminhada, o caudal da ribeira alimenta a albufeira da barragem de Póvoa e Meadas, uma infraestrutura construída para aproveitamento hidroelétrico.

Mas, Ribeira de Nisa é também uma freguesia do concelho de Portalegre, a cidade onde José Régio lecionou e viveu grande parte da vida.

É um dos vértices do triângulo – os outros são Castelo de Vide e Marvão – desenhado nesta parcela do território alentejano, onde merece visita o Centro Museológico de Arte Cesteira, instalado naquela freguesia, que integra o lugar de Monte Paleiros.

É nesta localidade, onde em tempos tinha início o traçado da Rampa de Portalegre, uma prova de automobilismo de montanha, que encontramos um restaurante – O Martinho – conhecido pela cozinha regional.

Com quatro décadas de existência, tem mantido um nível consistente, apostando nos pratos tradicionais e no serviço para eventos.

Duas salas, uma delas preparada para grupos, são pródigas em espaço e oferecem conforto.

A decoração é simples e a lista reflete um lado mais clássico, quer nas propostas de peixe, em que o bacalhau desperta o apetite da clientela espanhola, quer nos pratos de carne, com o porco alentejano a marcar presença relevante.

Nas entradas, são várias as sugestões, predominando um lado mais regional, traduzido em rins de vinagrete, bucho de cebolada, enchidos de porco alentejano, orelha de coentrada.

Na época, os tortulhos, uma variedade de cogumelos muito apreciada, é um petisco que aumenta o leque de sugestões deste capítulo.

Nos pratos de resistência e nas opções de peixe há bacalhau à casa e espetadas de lulas, duas propostas muito apreciadas, tal como a açorda ou arroz de marisco.

Nas carnes, destaque para os lombelos de porco alentejano, cabrito assado e o naco de vitela à alhinho.

No entanto, há mais escolhas neste domínio, em que sobressaem as espetadas de novilho, costeleta e miminhos com bacon.

Para concluir, a doçaria conventual, com histórica tradição na região de Portalegre, é boa escolha.

Carta de vinhos de bom nível, com muitas referências da região.

Serviço eficiente e simpático neste clássico dos arredores de Portalegre.

O Martinho, em Monte Paleiros, Ribeira de Nisa.

Comentários