Texto António Catarino
A poucos quilómetros de Borba, o topónimo Alcaraviça desperta curiosidade ao viajante mais atento e que impele o mais curioso a ir até ao Monte das Naves de Cima. É lá que fica um restaurante que já dobrou a marca das duas décadas, tendo ganho o estatuto de destino gastronómico, graças a uma cozinha que preza, com mérito, os bons sabores. Há casos semelhantes um pouco por todo o País, mas o “Espalha Brasas” é um fenómeno de popularidade na região onde o mármore é o ouro branco; os vinhos, queijos e enchidos são produtos de excelência.
Ao longo dos anos, a casa tem atraído apreciadores de uma cozinha simples, mas autêntica, em que os assados no forno são a especialidade, assumindo posição maioritária na lista. A sala interior, onde o elemento preponderante é a madeira, tem como caraterística um ambiente rústico, despretensioso e descontraído. A decoração é baseada em objetos agrícolas, que remetem para a faina rural.
No exterior, o espaço da esplanada foi aumentado, o que permite saborear uma refeição em plena comunhão com a natureza. Elemento curioso é a casa em madeira construída numa árvore. Um baloiço completa o conjunto, que faz as delícias da pequenada.
Para começo de função, nada melhor do que paio, queijo, azeitonas, presunto e umas fatias do apreciado pão de Borba. A essência alentejana deste restaurante está bem patente na sopa de tomate, com ovo escalfado e enchidos fritos ou noutras opções: sopa da panela, com toucinho, linguiça, hortelã e carne cozida, ou ensopado de borrego. O forno é elemento-chave da cozinha, uma vez que os assados deram fama: bacalhau; queixadas ou bochechas de porco preto; chispe; cabrito; e o emblemático coelho no barro, servido com batata frita às rodelas.
As escolhas não se esgotam nos assados no forno: a galinha tostada é uma das especialidades da casa, um verdadeiro ex- -libris, e continua a ter lugar cativo na lista. Tiras de entrecosto fritas acompanhadas com esparregado, migas com carne de porco e bacalhau gratinado com espinafres podem figurar no lote de propostas. Nas sobremesas, e com Elvas ali tão perto, a sericaia com ameixa da cidade raiana é opção ideal para colocar um ponto final em saborosa refeição.
Na garrafeira, os vinhos alentejanos estão em destaque. Serviço simpático no “Espalha Brasas”, um restaurante com alma alentejana.