Diário do Alentejo

À Mesa: O Celeiro de Entradas

12 de fevereiro 2023 - 10:00
Foto | DRFoto | DR

Texto António Catarino

 

O Campo Branco, planície a perder de vista, que se estende a sul de Beja até Castro Verde, é território de eleição para a observação de aves. Em 2017, foi classificada pela Unesco como Reserva da Biosfera, tornando-se na primeira região a sul do Tejo a deter tal estatuto, o que revela a importância do ecossistema daquele rincão alentejano, rico em biodiversidade e onde coexistem cerca de duas centenas de aves, nomeadamente, a abetarda.

 

A reserva natural ocupa uma área com cerca de 600 quilómetros quadrados e tem centro em Castro Verde. O Centro de Educação Ambiental Vale Gonçalinho permite uma visão mais detalhada do que se pode encontrar e observar na vasta estepe sul-alentejana, bem como outro tipo de atividades. Aquela estrutura da Liga para a Proteção da Natureza está implantada perto de Entradas, a localidade que é uma privilegiada porta de acesso do Campo Branco.

 

Com esplêndida localização, à margem do IP2, o restaurante “O Celeiro” justifica pausa na viagem para saborear cozinha regional, confecionada com bons produtos locais. Facilidade de estacionamento é outro dos atributos da casa com decoração com apontamentos rústicos, confortável e de ambiente descontraído. A esplanada é mais-valia nos dias ensolarados. A cozinha, muito ampla, é bem visível da vasta sala do restaurante.

 

Na lista, destacam-se alguns dos pratos mais tradicionais da gastronomia regional, com destaque, entre outros, para o cozido de grão. Na mesma linha regional perfilam-se as bochechas de porco acolitadas por saborosas migas de espargos. O javali estufado é outra das hipóteses que pode ser equacionada, a par do arroz de pato. Noutro patamar, a perdiz frita sobressai entre eventuais sugestões, afirmando-se como uma das especialidades do restaurante onde o bacalhau à casa, gratinado com natas e miolo de camarão é outro dos pratos mais apreciados.

 

Nas sobremesas, a doçaria alentejana marca pontos, com destaque, muito embora sejam várias as opções. Garrafeira com maioria de referências alentejanas. Serviço simpático neste restaurante de Entradas, acolhedor e com boa cozinha.     

   

Comentários