Diário do Alentejo

À Mesa: Herdade do Rocim, a harmonia perfeita

28 de novembro 2022 - 09:00
Foto | DRFoto | DR

Texto António Catarino

 

A Herdade do Rocim, localizada entre Cuba e Vidigueira, destaca-se pelas linhas modernas da adega, integrada de modo sublime na paisagem envolvente. Ao longo de década e meia – a adega foi inaugurada em 2007 – o enoturismo tem constituído pedra basilar de um projeto vinícola valioso, encetado com muito saber e enorme paixão.

 

Os programas diários de visitas guiadas com provas de vinhos do vasto e muito diversificado portefólio da Herdade do Rocim, e outras iniciativas, caso do recente Dia de Abertura das Talhas (Amphora Wine Day), que conheceu novo e estrondoso sucesso nesta 4.ª edição, têm captado um número crescente de visitantes. O lançamento das visitas guiadas – Amphora Wine Tours – com epicentro na Herdade do Rocim e incluindo produtores de vinho de talha de Vila Alva e de Vila de Frades – é outra das iniciativas de âmbito mais vasto e ao longo das qual é contada a história de uma tradição milenar de fabrico do vinho.

 

À mesa, mediante marcação antecipada – pelo menos, 24 horas – e sem número mínimo de clientes, é possível saborear pratos tradicionais da rica gastronomia alentejana. Uma abordagem mais contemporânea da culinária regional e a harmonização com os vinhos da Herdade do Rocim são notas que valorizam uma refeição de muito bom nível num espaço moderno, muito confortável, pleno de luz natural.

 

As entradas à base de produtos exclusivamente da região – presunto, enchidos, queijos de cabra e de ovelha – e o pão em fatias num talego dão o mote para o capítulo seguinte. O cozido de grão, confecionado de acordo com a tradição do Baixo Alentejo, é uma das opções. A justificar nota elevada, pela aprimorada culinária e textura de sabores. Em patamar idêntico, as bochechas de porco estufadas – carne, literalmente, a desfazer-se na boca, plena de sabor – acompanhadas com saborosas migas, bem ligadas, sem gordura excessiva. Outras opções são bacalhau e feijão com carrasquinhas.

 

Para sobremesa, a tarte de amêndoa é boa escolha. Os vinhos da Herdade do Rocim preenchem em exclusivo a carta de vinhos do restaurante deste enoturismo, que em breve será enriquecido com uma unidade hoteleira, sem dúvida um fator de valorização de um conjunto que se destaca em todos os setores pela qualidade e sustentabilidade ambiental.

Comentários