Diário do Alentejo

À Mesa: O Ministro campomaiorense

05 de novembro 2022 - 10:00
Foto | DRFoto | DR

Texto António Catarino

 

A vila raiana de Campo Maior, rica em passado histórico, não escapou a provações ditadas por epidemias e guerras e só em 1297 passou a integrar em definitivo o território português, graças ao Tratado de Alcanizes. Importante praça-forte ao longo de séculos, aquela vila está hoje associada à indústria do café, motor da economia local, que muito deve à visão empresarial e ao amor a Campo Maior de um filho da terra. Rui Nabeiro dá nome ao pavilhão desportivo local, perto do qual fica a Taberna O Ministro.

 

Casa acolhedora, com decoração atraente que faz recordar outros tempos. A cozinha regional é o lema e a carta reflete evidente aposta no receituário tradicional. Destaque para a sopa de cação ou de tomate com ovo; empada de perdiz; cozido de grão; ensopado de borrego; coelhinho de caça à Taberna; galinha de tomatada, pratos que exprimem sabores da rica gastronomia alentejana. Nas entradas, há várias propostas: tábua de enchidos pata negra; queijo de ovelha; presunto; cacholeira, linguiça e farinheira assadas.

 

Para petiscar, há pezinhos de coentrada; franguinho frito; moelinhas com tomate e bacalhau dourado. As carnes alentejanas estão em destaque: naco ibérico ou de vitela na grelha: bochechinhas de porco ibérico; entrecosto com migas e enchidos; rabo de boi no barro, bem como os grelhados – plumas e lagartos – de porco alentejano. As alternativas são igualmente apelativas: galo do campo tostado, as tradicionais iscas à portuguesa e um arroz de coelho muito saboroso. Na carta também figuram espetada de touro na brasa; lombinho de veado salteado; cabrito no corno e febrinhas do alguidar com migas. Menos numerosas são as propostas de pratos de peixe, em que o bacalhau – na brasa ou à Taberna – marca presença, tal como choco frito; cação de coentrada; petingas fritas com arroz de tomate e barrigas de atum fresco.

 

Nas sobremesas, com Elvas à vista, não podia faltar a sericaia com ameixa. Pudim de ovos e torta de laranja são outras sugestões neste capítulo. A carta de vinhos privilegia as referências de um produtor local. Serviço muito simpático neste restaurante com uma vasta ementa, cozinha competente e preços razoáveis.

Comentários