Diário do Alentejo

À Mesa: Desfrutar do Pulo do Lobo

18 de outubro 2022 - 09:30
Foto | DRFoto | DR

Já dobrou o quarto de século o restaurante com valência de marisqueira que, ao longo de muitos anos, se afirmou como uma referência, em Beja. Há um Pulo do Lobo em duas latitudes e, neste par de cenários, a opção vai para o estabelecimento instalado nas traseiras do antigo liceu da velha Pax Julia, perto das piscinas municipais.

 

Depressa deu pulo para a fama, mantendo a qualidade em sugestões emblemáticas, como o curioso terra/mar, prato bem conhecido, que combina camarão grelhado com secretos, ou não fosse a carne de porco alentejano um produto de excelência. Uma simbiose que resulta na perfeição, embora também mereçam destaque outras propostas.

 

Naquele espaço, as sugestões da ementa aconchegam o estômago, da mesma maneira que a paisagem agreste e o som da água a correr pela rochosa garganta do Guadiana reconfortam o espírito. Para começar, croquetes, peixinhos da horta, mexilhões de tomatada, ameijoas à Bulhão Pato, camarão piri-piri, brás de algas ou salada de camarão, manga e caril. Com sabor marinho, a carta apresenta caldeirada de peixe e mariscos e açorda de camarão. À lagareiro, perfilam-se bacalhau e polvo. O apreciado arroz de mariscos; atum, lulas ou espadarte grelhado completam este capítulo.

Mais consistentes, as opções em termo de pratos de carne, em especial bife de lombo à portuguesa ou com molho mostarda, tártaro de novilho e carré de borrego. Em alternativa há secretos de porco alentejano e o bitoque à Arcabuz: 200 g de carne de vaca da vazia, com molho especial e acompanhamento trivial: ovo estrelado e batata frita

 

Na doçaria, sobressaem arroz doce e sericaia com ameixa de Elvas. Carta de vinhos com indicação das castas e lógica predominância dos produtores da região. Serviço simpático. O Pulo do Lobo é lugar para desfrutar de bons sabores.

Comentários