Diário do Alentejo

À Mesa: Um porto seguro para contemplar Milfontes

15 de setembro 2022 - 12:00
Foto | DRFoto | DR

Taxto António Catarino

 

Em qualquer época do ano, a costa alentejana proporciona momentos de puro êxtase, tantos são os locais para contemplar o oceano e a grandiosidade da paisagem que a vista abarca. A norte de Milfontes, a estrada que que leva ao Portinho do Canal, designação do porto de pesca daquela localidade, leva-nos até um desses locais de grande beleza.

 

Perto do miradouro e a pedir peças na panorâmica, o restaurante Porto das Barcas, na Estrada do Canal, proporciona uma vista fantástica de Vila Nova de Milfontes e do oceano. É um local de eleição para contemplar um inesquecível pôr-do-sol. Sem rival em Portugal, como é classificado por ali.

 

O restaurante, moderno, confortável e bem decorado, tem como complemento uma esplanada muito agradável. Por se tratar de um espaço alvo de muita procura nos meses estivais, a opção mais segura, para evitar dissabores, é fazer reserva de mesa. Para saborear, como entrada, morcela com abóbora caramelizada, gambas à Brás ou rolinhos de alheira de caça com courgette e queijo da Ilha.

O peixe, sempre fresco, descarregado dos barcos no portinho ali tão perto, assume lógica maioria na lista, de algum modo dependente do que as redes trazem. No entanto, têm fama as apreciadas feijoadas de búzios e de ovas, que rivalizam com o polvo, e a massinha de peixe com aroma de hortelã fresca. O arroz de camarão com amêijoas é um dos pratos de eleição, a par do apreciado atum braseado com sementes de sésamo e pimenta preta.

 

Numa lista em que a cozinha regional alentejana e a internacional convivem da melhor forma, marcam presença as costeletas de borrego, neste cruzamento de sabores particularmente rico.Boas sobremesas, com destaque para a mousse de chocolate com flor de sal e azeite virgem.

 

Garrafeira com vinhos alentejanos em plano de justificado destaque. A sangria de espumante com frutos vermelhos tem fama no Porto das Barcas. Um abrigo seguro para saborear produtos frescos da costa alentejana.

Comentários