Diário do Alentejo

À Mesa: A Azenha da costa sudoeste

31 de agosto 2022 - 17:00
Foto |DRFoto |DR

Texto António Catarino

 

O Sudoeste Alentejano mantém durante todo o ano um encanto único, uma beleza resplandecente em tempo de verão. Os dias quentes e ensolarados são, naturalmente, mais aliciantes para desfrutar a vastidão do horizonte, em momentos de contemplação no alto das arribas ou no aconchego das enseadas. A natureza foi por pródiga em caprichos que nos fazem arregalar os olhos e ao longo da costa, aqui e ali mais recortada, há locais de puro encanto.

 

Um deles é Azenha do Mar, assim conhecido pelo engenho que moía o cereal, aproveitando a força motriz da água do ribeiro que desagua, lá em baixo, na concha esculpida entre os penhascos. Cá em cima, no topo da falésia, um restaurante adotou o nome do lugar.

 

A Azenha do Mar, na freguesia de S. Teotónio, deu mais vida ao povoado, que ganhou forma com a fixação de muitas famílias que, nos idos de 60 do século passado, se dedicavam à apanha de algas, quando o trabalho campestre escasseava. O restaurante, de onde se desfruta magnífica panorâmica, oferece, no entanto, bastante mais e faz as delícias dos apreciadores de marisco, que têm muito por onde escolher: dos camarões às sapateiras.

 

A casa mudou de gerência antes da pandemia, mas manteve atributos e passou a contar com agradável esplanada. As ameijoas à Bulhão Pato, acompanhadas com uma torrada de pão alentejano; os mexilhões à casa ou uma saladinha de polvo podem ser o mote para agradável refeição ou para um petisco ao final da tarde.

 

No capítulo seguinte, recomenda-se o arroz de tamboril com gambas e a feijoada de camarão. O peixe, sempre fresco, para grelhar é outra boa opção a par da tagliatelle de polvo e camarão. Na comida de tacho, a caldeirada de peixe à moda da casa tem fama nesta azenha, cuja roda não cessa de girar, face à procura, em especial aos fins de semana e, claro, nos meses quentes, quando a pacatez se dilui, esmagada pela invasão veraneante.

 

Sobremesas triviais e garrafeira suficiente neste restaurante, simples e de ambiente descontraído. O magnífico enquadramento e a mesa com sabor a mar são atributos que distinguem A Azenha do Mar.

Comentários