Diário do Alentejo

À Mesa: Cantar a ementa na Ribeira

08 de agosto 2022 - 10:15
Foto | DRFoto | DR

Almansor, uma figura grada do Al Andaluz, foi político e militar proeminente do califado de Córdoba. Desenvolveu várias ações na Península Ibérica e deu nome ao rio que atravessa o concelho de Montemor-o-Novo. É um subafluente da margem esquerda do Tejo, que atravessa o concelho de Montemor-o-Novo até abraçar o Sorraia.

 

No Porto das Lãs, nos arredores daquela cidade alentejana, o caudal do rio está reduzido a um fio de água. A curta distância fica o convento de S. Domingos, onde está instalado o museu de arqueologia e etnologia, e na margem há um ancoradouro seguro para saborear petiscos – há perninhas de rã; orelheira, febras de coentrada – e outros pitéus da cozinha regional.

 

O restaurante A Ribeira, na margem direita do rio, é um espaço onde impera a simplicidade: a sala tem uma decoração rústica e uma lareira; a esplanada, totalmente envidraçada, permite apreciar os vinhedos da Quinta da Plansel.

 

O proprietário e líder das operações é Carlos Carriço, que há mais de duas décadas abandonou a Alemanha, onde mourejou anos a fio. Senhor de uma alegria contagiante, muito dinâmico e bem-humorado, anuncia a ementa … cantando! Para tal, sobe a um plano mais elevado no centro da sala envidraçada e, ao ritmo de palmas cadenciadas, vai dançando enquanto canta o que está escrito na ementa.

 

O ritual é encenado várias vezes, para gáudio de miúdos e graúdos, tendo ganho estatuto de atração da casa. As tiras de choco frito, com batata frita e salada, fazem jus ao estatuto de especialidade. Pela qualidade da matéria-prima e fritura no ponto.

 

Outras propostas; bacalhau à presidente, tipo com natas, vai ao forno e leva molho branco; enguias fritas; filetes de linguado; moelas de tomatada; lombo de porco temperado com pimentão; vitela estufada; medalhões grelhados. Nas opções de caráter mais regional, as tradicionais migas com carne de porco frita estão em destaque.

 

Sobremesas triviais. Garrafeira suficiente, com destaque para as referências da Plansel, neste restaurante com uma cozinha simples e estrutura familiar, que assegura caudal permanente de simpatia e eficácia no serviço.

Comentários