Diário do Alentejo

À Mesa: A olhar o grande lago

02 de junho 2022 - 10:40

Texto António Catarino

 

A aldeia medieval de Monsaraz, privilegiado miradouro do maior lago artificial da Europa, é um dos locais mais visitados do Alentejo. O morro acastelado que se divisa bem ao longe, séculos a fio sentinela do Guadiana, é uma referência na transfigurada paisagem alentejana. Mais abaixo, no sopé, vários sítios arqueológicos comprovam o povoamento da região desde tempos imemoriais. Cromeleques e antas são marcos dessa história que conta com heróis da estirpe de Geraldo Geraldes, O Sem Pavor e D. Nuno Álvares Pereira, que resgatou a povoação do domínio espanhol.

 

O apoio da população local à derrotada causa miguelista custou a Monsaraz a despromoção como sede de concelho, transferida em 1838 para Reguengos. No entanto, Monsaraz manteve o carisma, assumiu-se como uma das joias do Alentejo e tornou-se atração turística.  À beleza do casario preservado, das igrejas e do castelo, junta-se a gastronomia.

 

 

O restaurante Sabores de Monsaraz, um espaço rústico, apresenta lista preenchida com os pratos mais tradicionais da região. O ambiente é confortável e dali vislumbra-se um mar de azul que parece infinito.

 

Nas entradas, brilham paio; queijo ou ovos mexidos com farinheira. Muito saborosa, a sopa da panela, aprimorada com um raminho de hortelã, imprescindível para dar um aroma peculiar, e com bons enchidos, requer encomenda. Aliás, o mesmo sucede em relação ao ensopado de borrego e ao bacalhau com espargos.

Outras especialidades da casa muito apreciadas são os medalhões de porco com cebolinhas. Um prato histórico deste restaurante, tal como as bochechas de porco com migas.  Noutro capítulo, o bacalhau abrilhanta versões à casa; dourado e com migas gatas e coentros.

O borrego assado, indissociável da gastronomia transtagana; plumas grelhadas acompanhadas com esparregado e o suculento cozido de grão ampliam o capítulo de pratos regionais.

 

As sobremesas têm, igualmente, marca local: encharcada ou sericaia com ameixa são doce complemento de uma refeição que pode ser acompanhada com um dos vinhos alentejanos em maioria na garrafeira do restaurante Sabores de Monsaraz, a dezena e meia de quilómetros de Reguengos.  

Comentários