Diário do Alentejo

À Mesa: Felizmente há luar

12 de maio 2022 - 12:00

Texto António Catarino

 

Um dos destinos turísticos nacionais mais procurado é Évora, a cidade-museu, remoçada pela universidade, e um dos destinos turísticos portugueses mais visitados ou não fosse Património Mundial da Humanidade, revela encantos renovados a cada visita, muito em especial à mesa dos restaurantes. Entre as casas com história e tradição, um património consolidado ao longo do meio século de existência que este ano comemora, está o Luar de Janeiro.

 

Como tantos estabelecimentos similares, no princípio eram os populares e muito apreciados petiscos, em especial caracóis, passarinho fritos e pataniscas. O nível foi subindo na razão direta da qualidade, expressa na adequada culinária a boa matéria-prima, dos peixes às carnes de borrego e de porco alentejano.

 

O estatuto de restaurante foi o passo seguinte, justificado em absoluto pela maior afluência da clientela. A velha tasca passou a recordação e o Luar de Janeiro ganhou justificada fama na rua do Janeiro perpendicular à rua de Avis.

Agora é um espaço acolhedor, confortável e de ambiente familiar, com decoração sóbria e amesendação a preceito.

 

Vasto leque de entradinhas, que vão das pataniscas às empadas de galinha, aos ovos mexidos com espargos selvagens ou ao paio do lombo preparam o palato para outras apetitosas especialidades da casa. A sopa de peixe é um desses pratos de eleição a par da icónica perdiz estufada com ouve lombarda, que revela aprimorada confeção.

O arroz de bacalhau à antiga pode ser alternativa às propostas de migas de espargos com carne de porco preto ou de carne do reco com amêijoas. Dois pratos confecionados com um dos produtos únicos do Alentejo. De igual modo, são muito apreciados o cabrito assado no forno e o lombinho de porco preto, podendo surgir na lista o ensopado de borrego e os pezinhos de coentrada com sopas de pão, 

No verão, é o tradicional gaspacho que ganha destaque na ementa.

 

A terminar, o pão de rala ou o bolo fidalgo fazem as honras da doçaria conventual do território de além-Tejo. Carta de vinhos de nível elevado neste restaurante eborense, onde, felizmente, há Luar de Janeiro a brilhar todo o ano.

Comentários