Diário do Alentejo

Á Mesa: A Taskinha Montemorense

17 de fevereiro 2022 - 12:15

Texto António Catarino

 

O concelho de Montemor-o-Novo, onde as tradições taurinas remontam ao século XV, é território de cavaleiros, ganadeiros e de um histórico grupo de forcados fundado em 1939. É o segundo mais antigo do país. A praça de touros local, construída em pleno Rossio já lá vão quase 140 anos, é um símbolo da ‘afición’ local. Mesmo em frente ao tauródromo, a rua do Matadouro, que em tempos ali funcionou, é uma artéria de prédios modernos, onde o estacionamento não é difícil.

 

Fácil é descobrir a Taskina, restaurante e bar de vinhos, com aprazível esplanada e um interior onde se acomodam com conforto quatro dezenas de comensais. O espaço é moderno, mas prima pela elegância e bom gosto da decoração, muito à base de garrafas de vinho. Ao fundo, destacam-se, penduradas na parede, as ardósias escritas a giz onde a lista dos pitéus estimula o palato.

 

No rol petisqueiro, a alheira com legumes destaca-se nas preferências da clientela, que pode ainda optar por farinheira com ovos; gamba à guilho; codornizes com toucinho e pela também muito apreciada e saborosa tortilha de espargos. Uma boa aposta neste capítulo, pela esplêndida qualidade da carne, é o prego em pão.

A oferta neste capítulo onde figuram os pratinhos para partilhar em ambiente convivial, é alargado com opções bivalves e marisqueiras: ameijoas, gamba da costa ou camarão de Espinho. Com outra consistência, o bacalhau assado destaca-se pela dimensão e peso da respetiva posta. Outras escolhas podem recair no gadídeo frito com cebola; polvo à lagareiro; pica-pau de salmão; choco frito e atum à espanhola, isto é, grelhado com tomate, cebola e pimentão.

Nas opções cárnicas, há uma sugestão que se destaca: pica-pau do lombo de vitela ou, em alternativa, de frango. A lista não se resume a este pitéu: há naco de vitela do lombo; o emblemático bife Wine Bar; lombinhos com pimentão ou com gambas; espetadas de vitela do lombo ou com ananás; secretos e plumas de porco alentejano; lagartos de vitela.

 

Doçaria regional e serviço marcado pela simpatia e eficácia. Garrafeira de muito bom nível, a justificar o estatuto da casa.

 

Em Montemor-o-Novo, A Taskina é uma boa alternativa.

Comentários