Diário do Alentejo

Á Mesa: Confraria fiel aos bons princípios

06 de dezembro 2021 - 12:20

Texto António Catarino

 

Rica em património monumental e situada em região de variados atrativos naturais, Castelo de Vide é uma vila onde a gastronomia tradicional alentejana se afirma como bom cartão de apresentação de A Confraria.

 

Vértice de um dos triângulos turísticos mais conhecidos e visitados do Alentejo, Castelo de Vide é vila cheia de encanto, recheada de pormenores que cativam quem a visita e se perde nas ruelas estreitas da judiaria ou faz uma pausa junto à bonita Fonte da Vila, datada do século XVI.

 

Há muito mais para ver na vila: a antiga sinagoga do século XIV, as fontes e igrejas que se destacam na mancha do casario que se estende pela encosta do castelo medieval. A maioria das ruas da parte antiga da vila conserva uma aura especial, que sentimos quando se percorre o conjunto labiríntico de calçadas estreitas entre casas brancas, algumas com portais góticos.

 

Na rua Santa Maria de Cima, numa dessas casas que deixam adivinhar um passado com história, o restaurante A Confraria é um reduto da autêntica gastronomia alentejana.

O espaço não é muito desafogado, mas o que falta em área sobra em conforto, tranquilidade e bom gosto na decoração, particularmente bem conseguida. Mesas e cadeiras em madeira; alfaias a preceito.

 

A lista não é vasta, pelo contrário, e articula-se em propostas que têm a carne de porco alentejano e a caça como suporte. Regra geral, há um par – carne e peixe – de opções diárias. Para saboroso começo de função, queijo de Nisa e enchidos e porco alentejano auguram continuidade em crescendo. Boas opções são as tradicionais migas com entrecosto ou os muito apreciados pezinhos de coentrada.

 

No mesmo plano entre os pratos residentes estão as bochechas de porco estufadas e os lombinhos grelhados, que exaltam a qualidade da matéria-prima.

O lombo no forno pode ser alternativa, mas os pratos de caça afirmam-se como especialidades de muito bom nível. A perdiz de escabeche é disso um bom exemplo; outro, o arroz de lebre, aromatizado com um raminho de hortelã, que confere sabor muito especial a este prato.     

Lebre com feijão é outra opção neste capítulo particularmente apreciado.

 

Nesta casa, onde a cozinha regional é levada a sério, podem surgir na lista outros pratos tradicionais, nomeadamente, alhada de cação e sarapatel.

 

Nas sobremesas, destaca-se a laranja à Confraria, com azeite, canela e rebuçado de Portalegre, feito à base de doce de ovos. Outra opção pode ser o pão de rala.

 

Boa garrafeira, com predominância das referências do Norte Alentejano neste espaço que alberga A Confraria que dignifica a cozinha alentejana.

Comentários