Diário do Alentejo

À Mesa com António Catarino: A Talha de Azeite de qualidade extra

16 de janeiro 2021 - 18:35

Texto António Catarino

 

No litoral alentejano, de vilas morenas, tisnadas pelo sol, Grândola é a terra da fraternidade, a Sociedade Musical Operária Grandolense local de inspiração e de mote para a canção que ficou na história da revolução de abril.

 

A tradição musical não se esvaiu no dobar dos tempos, mas outras atividades pereceram, levadas pela correnteza da modernidade, cujo caudal fez desaparecer alguns lagares de azeite. Um deles, deu lugar a um centro comercial, perto do quartel dos bombeiros voluntários e vizinho de uma unidade hoteleira. Ali nasceu, há mais de uma década, um restaurante, graças ao empenho de um casal, que restaurou o espaço do velho lagar oitocentista. E o nome do espaço de restauração não podia ser mais adequado: A Talha de Azeite.

 

Designação feliz para um restaurante agradável e decorado com inúmeros objetos dos lagares de outrora, com as volumosas talhas (ou potes) aproveitadas como armários e garrafeira, sem deixarem de assumir a figura de guardiões da memória desses tempos.

 

Hoje, é a comida típica alentejana o cartão de apresentação de um restaurante com uma cozinha onde as ervas aromáticas -- poejo, orégão, hortelã da ribeira -- dão um sabor muito especial aos pratos confecionados com esmero.

 

As entradas fazem crescer água na boca: espargos com ovos; pasta de perdiz; rins; cogumelos salteados com ovinhos; manteiga de linguiça para barrar o pão alentejano, de sabor e textura únicos. A parte mais suculenta do cardápio assenta nas tão apreciadas iguarias alentejanas, a começar pelos linguadinhos com açorda de hortelã, uma das (muitas) especialidades da casa.

 

Mas, há mais: para além da típica açorda de alho e do arroz de lingueirão,  são boas escolhas as migas gatas; abanicos com puré de maçã; migas de espargos com carne de alguidar ou de poejos com bifinhos de borrego, que podem anteceder as irresistíveis sobremesas: a muito alentejana sericaia ou a gemada de chocolate.

 

Um final em grande, neste restaurante com garrafeira composta, em maioria, pelos vinhos alentejanos.

 

Um complemento ideal para uma refeição em A Talha de Azeite, restaurante talhado para dignificar a gastronomia alentejana. Afinal, o gosto é quem mais ordena.

Comentários